Campanha coleta cerca de 15 toneladas de lixo eletrônico

30 de novembro de 2015

Mesmo com chuva, a campanha de coleta de lixo eletrônico atingiu o objetivo proposto. Realizada no sábado (27), em cinco pontos montados nos bairros toledanos, a população participou e levou os materiais para o descarte correto. A estimativa é de cerca de 15 toneladas de equipamentos recolhidos, a maioria, aparelhos de televisão, impressoras, gabinetes e monitores de computadores, celulares, entre outros.

A campanha reuniu a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Sescap/PR e outros apoiadores. Além de possibilitar o recolhimento de materiais que estão sem uso nas residências e empresas, a campanha amplia a conscientização da população quanto a destinação correta de recicláveis e evita maiores problemas ao meio ambiente.

A chuva dificultou o trabalho por parte da organização e até mesmo o deslocamento das pessoas que tinham equipamentos para entregar. Em alguns pontos o horário de encerramento foi antecipado. "No ano passado foram recolhidos mais de 25 toneladas e já era esperado que neste ano o volume seria menor. E para um dia tão chuvoso, consideramos muito positivo o resultado", ressalta o diretor de Responsabilidade Social e Ambiental da Acit, Jefferson Paulo Martins.

Já o diretor do Sescap/PR, Leandro Ramos, salienta que as pessoas elogiaram muito a campanha. "As pessoas e também empresas, esperam por uma oportunidade como essa, porque não sabem como descartar os materiais que não usam mais. Perguntam quando será a próxima. Por isso entendemos que é de grande importância manter a campanha anualmente", ressalta.

Todo o material recebido foi repassado para a empresa Reciclados Chaves, que possui certificação ambiental para o recebimento deste tipo de recicláveis. "Para fazer este trabalho temos licença ambiental e um plano de gestão de resíduos sólidos. Encaminhamos os materiais para empresas que fazem o processamento e depois dão a destinação correta para empresas também licenciadas", explica o empresário Hamilton Chaves Júnior.

Parceria

A campanha foi uma realização da Acit e Sescap. com apoio da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), Conselho do Meio Ambiente, Ministério Público, Núcleo setorial de TI, Reciclados Chaves, PUC, Unipar, Fasul e UTFPR.