Câmaras Técnicas do Comdet apresentam relatório de atividades

10 de abril de 2019

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo (COMDET) realizou na terça-feira (09) reunião, nas dependências da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), campus local, com a coordenação do presidente Cézar de Césaro.

Foram apresentados os relatórios sobre as atividades das Câmaras Técnicas, como a que trabalha na criação da Lei de Inovação, que nas próximas semanas deverá ser apresentada na Câmara Municipal. A Câmara Técnica da Educação fez um breve relatório sobre o envolvimento das universidades no diagnóstico sobre a estrutura e corpo docente das escolas municipais, bem como projetos que podem ser desenvolvidos em prol do aperfeiçoamento dos professores e sistema de educação fundamental.

Por sua vez, a Câmara Técnica do Plano Diretor, criada recentemente, também iniciou os trabalhos e as duas equipes estão engajadas nas áreas de transporte e logística e de zoneamento. A proposta é apresentar demandas locais para estudo e inclusão neste momento de revisão do Plano Diretor.

Também estava na pauta da reunião do Comdet o projeto de análise da estrutura produtiva do município de Toledo utilizando um sistema inter-regional de insumo-produto. O professor Carlos Alberto Gonçalves Jr, da Unioeste, que coordena o projeto, apresentou o cronograma dos trabalhos e abrangência do estudo que visa dar uma visão sobre como alavancar estrategicamente o desenvolvimento de Toledo.

Além desses assuntos, os conselheiros Carlos Eduardo Tomasini, Fernando Botelho e Alan Debus fizeram relatos sobre visita técnica feita recentemente em Florianópolis, destacando a importância que a inovação pode proporcionar para alavancar o desenvolvimento local.

Segundo Tomasini, a missão técnica teve como objetivo conhecer o ecossistema de inovação na capital catarinense e foram visitados parques industriais, incubadoras, aceleradoras e empresas. “Fomos conhecer o ecossistema, como eles atuam para conseguir a sinergia entre os setores público e privado, universidades e demais instituições, os processos nas empresas e tudo mais. Percebemos que eles estão bastante à frente em se tratando de inovação e servem de modelo e estímulo para nós”, frisa Tomasini, que é diretor de Tecnologia e Inovação da Acit.