Associações Comerciais participam de formação para captação de recursos

3 de julho de 2015

Iniciou na Acit, nesta quinta-feira (02), a capacitação de técnicos das associações comerciais e empresariais (ACEs) para captação de recursos, realizada pela Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar). O treinamento tem como objetivo, a formação de diretores, conselheiros e colaboradores para promover a sustentabilidade das Associações por meio da criação de projetos e captação de recursos. A expectativa de inscritos foi superada, chegando a cerca de 20 representantes.

No total serão realizados seis módulos desenvolvidos em duas frentes, com turmas em Cascavel, na Acic, e em Toledo, na Acit. A capacitação surgiu como um projeto apresentado pela Caciopar em um treinamento do Conectadel, de formação de agentes de desenvolvimento, apoiado pelo Programa Oeste em Desenvolvimento. Conforme o presidente do Programa, Mario César Costenaro, a ideia é multiplicar e replicar a ação de criação de projetos.

Fazendo isso as ACEs potencializam a sua capacidade, característica ou vocação de agente de transformação local. Ao atingir esses objetivos estaríamos contribuindo de forma bastante prática para mudança de cenários locais, criando um reflexo no desenvolvimento de cada cidade”, afirmou.

Além disso, segundo Costenaro, existe o objetivo de que cada Associação, dentro da sua realidade e cultura, identifique seus potenciais e carências, e conheça no contexto do sistema associativista, quais as possibilidades de interação com projetos já existentes. “É proporcionada uma troca de experiências daquilo que está sendo feito, do que deu resultado e dos erros cometidos. Essa capacitação é um mix de conhecimento, experiências e oportunidades que dão uma condição, de maneira sistematizada e integrada, para que as ACEs montem bons projetos, de uma maneira técnica e eficiente.”

Módulos

Neste primeiro módulo, o instrutor foi o diretor Institucional da Faciap, Márcio Vieira, que abordou o papel das Associações Comerciais e Empresariais na melhoria da competitividade empresarial no desenvolvimento territorial. O próximo módulo acontecerá no dia 17 de julho e contará com o consultor credenciado do Sebrae André Ott como instrutor. O tema será inovação e competitividade, formas e tipos de inovação, ambientes de interação que propiciem a inovação, estratégias de inovação para competitividade e estudos de caso.