fbpx

Após 49 dias, chega ao fim a IV edição do Natal Encantado de Toledo

24 de dezembro de 2021

A IV edição do Natal Encantado de Toledo chegou ao fim. Foram quase 50 dias dedicados a proporcionar um Natal mais feliz aos moradores de Toledo e região.

Em um ano ainda de restrições, e com todos os cuidados ativos, a programação do Natal surpreendeu ao público. Foram aproximadamente 20 mil pessoas que passaram pela Casa do Papai Noel; mais de 400 artistas que se apresentaram e cerca de 80 pessoas envolvidas na organização, entre colaboradores da ACIT, diretores e prestadores de serviços.

A iluminação da cidade ficou por conta da Prefeitura de Toledo, com o investimento total de R$ 665 mil.

A abertura das comemorações iniciou no dia 5 de novembro com uma carreata em parceria com o Núcleo das Transportadoras de Toledo. Os caminhões iluminados passaram pelo Lago Municipal, Jardim La Salle, Jardim Santa Maria, Jardim Porto Alegre, Jardim Concórdia, Jardim Panorama, Grande Pioneiro e Centro, com parada final na Praça Willy Barth para a abertura da Casa do Papai Noel.

Mesmo com chuva, o público prestigiou o evento. Autoridades participaram do cerimonial e deram inicio à visitação ao local, preparado com muito carinho aos visitantes. Em 80 metros quadrados, entre ambiente interno e externo, o público foi recepcionado pelo Papai Noel e por seus duendes.

Em 49 dias, aproximadamente 20 mil pessoas visitaram a Casa e puderam tirar fotos com os personagens do Natal. Ainda por conta da pandemia, a distribuição de senhas foi limitada e o uso de máscara e álcool em gel obrigatório para crianças acima de 2 anos e adultos.

Dando sequência ao Natal Encantado de Toledo, ainda no mês de novembro, no dia 18 foram promovidas oficinas de musicalização para os estudantes dos turnos da manhã e da tarde, na Escola Municipal André Zenere. O professor de música Gerson Daniel Giese, aplicou algumas práticas diferenciadas de musicalização e os alunos aprenderam “brincando”, a fazer música com o corpo, imitar instrumentos musicais, mímicas e canções.

A programação de atrações culturais contou com a participação de mais de 400 artistas, que dedicaram talento, tempo e empenho para fazer parte do Natal Encantado de Toledo.

As apresentações iniciaram no dia 20 de novembro com danças folclóricas gaúchas do CTG Província Gaúcha. Na sequência, dia 21 de novembro foi a vez do CTG Estância da Liberdade e dia 28, CTG Chama Crioula.

O mês de dezembro iniciou com a encenação da peça teatral “O melhor presente de Natal”, com o Grupo Os Amadores; 4 de dezembro se apresentaram na praça Willy Barth, os Corais Coral Feminino EnCantoSul, Coral Sicoob Caminho de Luz e Coral Sicoob Meridional; no dia 5 pudemos conferir dança de ballet clássico com as meninas do Núcleo Acadêmico de Dança; dia 10 foi a vez da apresentação de corais Coral Encanto de Viver, Coral Casa de Maria e Coral Sadia / BRF Encanto; dia 12 o ballet ArteMúsica fez sua apresentação; Retornando aos palcos dia 11, o grupo Os Amadores encenou a peça teatral  “O melhor presente de Natal”.

De 13 a 18 de dezembro o Circo Ático realizou performances na praça Willy Barth, encantando ao público que prestigiava o Natal.

No mesmo período, o Palco Itinerante foi atração pela cidade de Toledo. De 13 a 15 o Grupo Harmony passou pela região central e pelos bairros Jardim Gisela e Vila Industrial com canções instrumentais.

Nos dias 16, 17 e 18 foi a vez da Orquestra São Gonçalo de Viola Caipira. No caminhão de luzes, o grupo passou por trechos de ruas do Jardim Coopagro, Jardim Santa Maria, Jardim La Salle, Jardim Concórdia, Jardim Europa, Jardim Porto Alegre, Lago Municipal, São Francisco, Jardim Panorama e Vila Pioneiro.

A parada final de ambas as apresentações foi a Praça Willy Barth.

No dia 19 de dezembro retornaram as atrações culturais na praça com a presença dos coros Coro Feminino Clareana e Coro Masculino Netuno.

No dia 20, pela terceira vez o grupo Os Amadores falou sobre ‘empatia’ ao público do Natal Encantado de Toledo.

A Banda Ser Prati, com voz e instrumental se apresentou no dia 21 de dezembro. No dia 22 tivemos a participação da Orquestra de Sopros de Marechal Candido Rondon e para finalizar a programação, o Coral Cristo Rei concluiu o Natal Encantado de Toledo no dia 23 de dezembro.

Segundo o presidente da ACIT, Claudenir Machado, a entidade não mediu esforços para que o Natal acontecesse em Toledo. “Novamente precisamos tomar alguns cuidados extras, mas nada que impedisse a realização dessa grande festa. Foi um Natal histórico, com os maiores investimentos e com um período mais longo de visitas à Casa do Papai Noel e atrações culturais. Com certeza um Natal que ficará marcado na vida de quem pôde prestigiar o evento.”

A diretora de Comércio da ACIT, Francielle Rezzadori de Souza, ressalta que todas as expectativas foram superadas. “Foram meses pensando em como poderíamos trazer o espirito natalino a cidade e aos seus moradores, até chegarmos a uma formatação surpreendente. Foi nítido o encanto das pessoas desde o inicio até o fim de todas as celebrações de Natal”, conclui.

Natal Encantado de Toledo – IV Edição

Lei de incentivo à Cultura

Patrocínio: DPL, FIASUL e SICREDI PROGRESSO.

Apoio: Prefeitura de Toledo.

Realização: ACIT, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.