Acit solicita melhorias nos trevos de acesso a Toledo aos órgãos competentes

5 de outubro de 2016

Como entidade representativa do setor empresarial, uma das atribuições da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) é atuar em prol do desenvolvimento econômico e social do município. Tendo em vista esta premissa, a entidade enviou correspondências ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e à Prefeitura Municipal de Toledo, solicitando melhorias nos trevos de acesso à cidade. As solicitações, feitas por meio da administração municipal, foram respondidas pelos órgãos competentes.

No documento, a Acit destaca que Toledo é uma cidade em pleno desenvolvimento, localizada em uma região privilegiada, considerada a capital do agronegócio paranaense, e é exemplo de empreendedorismo e geração de emprego e renda. “Contudo, o município tem sido ‘esquecido’ pelos órgãos competentes, no que se refere aos trevos de acesso. Foram enviadas fotos que comprovam que as entradas da cidade, via rodovias estaduais e federais, foram abandonadas, e não estão em harmonia com a bela cidade que temos”, relata o documento.

De acordo com o presidente da Acit, Flávio Furlan, a preocupação é também com a segurança. “Não é só pela primeira impressão daqueles que chegam ao nosso belo município, mas nossa preocupação é também pela segurança das pessoas que aqui vivem, que trabalham, ou que vêm nos visitar. Nossa comunidade merece as melhorias reivindicadas”, salienta.

Obras em andamento

Conforme ofício encaminhado pela Superintendência Regional do DNIT, no viaduto da PR-182/BR 467, no acesso Toledo – Cascavel, localizado na altura do KM 77, e na trincheira de acesso pela Avenida Maripá, na BR 467, foi informado que estão sendo feitos serviços de pista, conforme contratos já firmados. A programação é que para o início do próximo ano, após a conclusão da segunda etapa do Programa CREMA, sejam iniciados os serviços de sinalização horizontal e vertical.

De acordo com o DNIT, nas interseções situadas ao longo da BR-163, que inclui o viaduto da BR-467, no sentido Toledo – Marechal Cândido Rondon, as atividades de sinalização vertical e horizontal já foram efetuadas, com implantação de tachas refletivas, pintura e outros serviços, tendo em vista que as obras da segunda etapa do CREMA foram concluídas neste local.

Quanto aos trevos da BR-163, no trecho entre Toledo a Marechal Cândido Rondon, no acesso pela Avenida Ministro Cirne Lima e pela Rua Barão do Rio Branco, o DNIT informou que nestes trechos estão sendo feitas obras de duplicação, estando previsto no projeto a construção de um viaduto, o que melhorará as condições de acesso à cidade.
Foi informado ainda que serão incluídas vias marginais de mão dupla em todo o perímetro da BR-163 na área urbana de Toledo, além de interseções em desnível em acessos ao município. Também será criado um novo acesso por meio da implantação de um viaduto localizado a aproximadamente 500 metros do Centro de Eventos Ismael Sperafico.

Conforme o DNIT, as ações de recuperação e restauração necessárias nos trevos de acesso a Toledo que ainda não foram realizadas serão executadas por meio de contrato do consórcio Dalba-Sulcatarinense, referente ao programa CREMA 2ª Etapa.

Quanto ao melhoramento na sinalização horizontal e vertical, serão realizados por meio de outro contrato, com a Sinatraf Engenharia e Comércio, no programa BR-Legal, que serão efetuados de acordo com o cronograma e disponibilidade financeira do DNIT.

Acessos nas rodovias estaduais

Com relação às melhorias nos acessos em rodovias estaduais, o posicionamento foi enviado pela Superintendência Regional Oeste (DER/SR Oeste). Segundo o órgão, nos acessos localizados no entroncamento da Rodovia PR-585 e PR317, denominado trevo de São Pedro do Iguaçu e no entroncamento da Rodovia PR 182 e PR317, ou seja, no trevo próximo do Olinda Hotel e Eventos, frequentemente são realizados seviços de conservação, entre eles, roçada, pintura de meio-fio, sinalização horizontal e vertical e conservação do pavimento.