Acit sedia primeiro Encontro Empreender da Caciopar

22 de novembro de 2018

Com o tema ‘Quem tem Empreender tem Resultado’, o primeiro Encontro Empreender da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), reuniu representantes de 22 Associações Comerciais e Empresariais da região nas dependências da ACIT, entidade que sediou o evento.

Presidentes, vice-presidentes, executivos, diretores e consultores do Programa Empreender, da Caciopar, participaram do encontro que durou cerca de seis horas, com oficinas, dinâmicas, apresentação de cases de sucesso e, por fim, palestra sobre comprometimento e resultado.

O objetivo do evento foi integrar os responsáveis pelo desenvolvimento do Empreender, que congrega Núcleos Setoriais e Multissetoriais para discutir ideias, sugestões e melhorias à gestão do programa, além da troca de experiências.

Para o presidente da Acit, Marcos Destefeni, o Programa Empreender é motivo de orgulho para a Associação Comercial, principalmente em poder receber um evento do porte. “Representando 19 Núcleos, cerca de 200 nucleados e 3.500 associados, ressalto a satisfação em ser sede do primeiro Encontro Empreender da Caciopar. É fato que empresas envolvidas em Núcleos crescem muito mais rápido e fortes.”

A primeira etapa do encontro contemplou a divisão de dois grupos, coordenados pelos consultores da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Flavio Amorim e Iraci Mataczinski. Na atividade, foram apresentados o papel dos atores do Programa Empreender, nos aspectos diretores e consultores e presidentes e executivos das Associações Comerciais.

Em cerca de uma hora e meia, os participantes tiveram que elaborar estratégias para o fortalecimento do Empreender, apresentando suas sugestões aos demais participantes.

A diretora do Empreender na Caciopar, Rosângela Sonda, elogiou o envolvimento do grupo, que lotou o auditório da Acit. “Tudo foi elaborado com muito carinho em encontro entre os consultores em Marechal Cândido Rondon, ou seja, formatamos o evento em conjunto, com muito empenho. Este foi só o começo, daremos continuidade aos encontros e nos próximos meses vamos organizar um evento voltado aos coordenadores de Núcleos”, ressalta.

Na sequência, o superintendente da Faciap, Márcio Vieira, expôs as principais diretrizes e definições do programa, como os objetivos na gestão dos Núcleos Setoriais e Multissetoriais. “Um evento de troca de ideias, resultados e experiências. Esperamos que todos possam levar para o dia a dia, objetivando auxiliar os nucleados”, frisa.

Como cases de sucesso, representantes dos Núcleos de Imobiliárias, de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) e Comunicação Visual, de Toledo (Acit), apresentaram um histórico de ações, eventos e desenvolvimento de cada grupo. Além disso, os participantes puderam conhecer mais sobre o  novo método de trabalho da Associação Comercial de Cascavel (Acic), que tem consultores terceirizados para gestão dos Núcleos locais.

Alexandre Bíscoli, que representou a Acit, fez um resgate histórico do Núcleo de Comunicação Visual, criado em 2016. “Neste tempo realizamos cursos, treinamentos, oferecemos qualificação aos nossos colaboradores, fizemos viagens técnicas, tivemos conversas com poder público para apresentação de demandas, além de conquistas como um local para descarte dos nossos materiais, entre outras iniciativas”, conta.

Para finalizar o evento, o palestrante Jean Matos trabalhou a temática Comprometimento x Resultado – Repensando as formas de atuação do Empreender na sua Associação.

O evento foi uma realização da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), que integra a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Empreender – Unir para Crescer, com apoio da Acit e Sicoob Meridional.

As fotos do evento estão em www.facebook.com/acittoledo