ACIT reúne Comitê Gestor do Programa Empreender para alinhamento estratégico

26 de abril de 2023

O Comitê Gestor do Programa Empreender, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), realizou encontro para alinhamento estratégico nesta quarta-feira (26), no espaço InovAcit.

O encontro foi conduzido pelo diretor de Núcleos, Tiago Rockembach e contou com a participação de coordenadores e vice coordenadores que integram os Núcleos Setoriais e Territoriais da entidade.

Implantado há mais de 20 anos na ACIT, atualmente são 14 Núcleos, abrangendo aproximadamente 200 empresas nucleadas. Na abertura do evento, o diretor de Núcleos destacou o histórico do Programa Empreender e sua importância para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas.

Em pauta, Tiago falou sobre o trabalho de diagnóstico, ação executada pelas consultoras do Empreender, que através da reconhecida metodologia do MEG – Modelo de Excelência em Gestão da Fundação Nacional da Qualidade avaliou critérios associados ao modelo dos negócio das empresas.  “Este trabalho foi muito importante para mapear as demandas dos empresários, compreendendo assim seus potenciais e desafios a frente da gestão de seus negócios. Esta leitura permite que sejam implementadas , com efetividade, ações com resultado a médio e longo prazo.”

Segundo o diretor de Núcleos, com o encontro, empresários foram sensibilizados a disseminar com demais nucleados, a importância de estarem engajados com o trabalho do Programa Empreender. “É preciso que todos desenvolvam consciência sobre seus modelos de trabalho, evitar a aplicação de ferramentas fora do contexto e necessidade dos negócios é o primeiro passo para evoluir modelos de gestão robustos”, explica.

Para dar continuidade ao trabalho, um evento direcionado a coordenadores, vice coordenadores e demais nucleados será realizado na ACIT, para que todos conheçam os resultados dos diagnósticos com foco no desenvolvimento especifico dos Núcleos Setoriais e Territoriais.

Ainda em reunião, o grupo falou sobre o Edital Empreender para Crescer 2023, em parceria com o Sicoob Meridional, que neste ano irá destinar recursos para todos os Núcleos para que utilizem em ações de desenvolvimento conjunto.