Acit reforça alerta da Secretaria de Saúde sobre prevenção à febre amarela

Acit reforça alerta da Secretaria de Saúde sobre prevenção à febre amarela

Considerando a ocorrência de casos de febre amarela, inclusive na forma silvestre no Paraná, a Secretaria Municipal da Saúde emitiu alerta sobre a importância da vacinação para prevenção da doença, que é potencialmente grave e tem elevado índice de óbitos.

Conforme o alerta da Secretaria Estadual da Saúde (SESA), no início desse ano foi confirmado o primeiro caso de febre amarela silvestre, em Antonina.

O boletim epidemiológico semanal divulgado pela SESA apresenta mais um caso da doença, aumentando para 14 casos confirmados, contra 13 na semana anterior. Seguem em investigação 85 ocorrências e 202 já foram descartadas.

Diante deste cenário, os órgãos da Saúde convocam a população não vacinada às unidades de saúde para se imunizarem contra a febre amarela. A secretária municipal de Saúde de Toledo, Denise Liell, encaminhou ofício à ACIT, alertando sobre o quadro atual e solicitou apoio na divulgação de medidas de prevenção às empresas associadas.

A secretária municipal esclarece que há muitos anos a vacina contra a febre amarela está presente no calendário nacional de vacinação, estando disponível nas Unidades Básicas de Saúde. “Basta a aplicação de apenas uma única dose, ao longo da vida, para adequada proteção. Quem tem entre 9 meses de idade e 59 anos e nunca tomou uma dose deve se vacinar”, orienta.

A ACIT reforça o pedido para que seus associados fiquem atentos e, caso ainda não tenham tomado a vacina, procurem as Unidades Básicas de Saúde, bem como auxiliem na divulgação.

REDES SOCIAIS

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e fique
por dentro de tudo que acontece.