Acit recebe visita técnica de Umuarama e Maringá

25 de março de 2015

Com objetivo de conhecer o Escritório de Compras Toledo (ECT) , vinculado ao projeto Compras Paraná, empresários e representantes de entidades de Umuarama e Maringá visitaram a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) na manhã desta quarta-feira (25).

Para recepcionar os visitantes, estiveram presentes representantes da Acit, Sebrae e Prefeitura de Toledo.

Na abertura da reunião o presidente Danilo Gass agradeceu a visita, fez a apresentação da entidade e mostrou um vídeo sobre a cidade de Toledo. Destacou a estrutura, as ações e representatividade da Acit, entre outros aspectos.

A apresentação do funcionamento do Escritório de Compras (ECT) foi feita pelo diretor de Relações Institucionais da Acit, Jone Pasianot, que explicou que o escritório é um serviço de apoio e intermediação entre as entidades, voltado ao pequeno e microempresário. "O papel do escritório é captar editais dos processos de compra, verificar os objetos, e identificar as empresas potenciais e informá-las", ressalta.

Conforme Jone, comenta que em um ano e meio de trabalho dobrou a participação das empresas e para facilitar o trabalho na identificação das empresas com potenciais, os produtos e serviços foram divididos em 22 categorias.

O secretário da Indústria e Comércio de Toledo, José Augusto de Souza, enfatizou que o projeto de Escritório de Compras está crescendo e tem a chance de dobrar desde que as licitações sejam planejadas. "As licitações devem ser planejadas e compartilhadas com a venda das empresas locais. A organização das grandes compras deve ser prévia, para que possam ser aproveitadas da melhor forma", diz.

O coordenador do programa Compras Paraná da Regional Noroeste, Wendell Gussoni, ressaltou que a visita é uma ação do projeto do Sebrae com as Associações Comerciais de Maringá e Umuarama. "Estamos com o projeto de implantação do escritório de compras bem avançado, por isso viemos para conhecer o funcionamento do escritório de Toledo, os processos, as dificuldades encontradas e como funcionam as parcerias", salienta.

Ao final do encontro os representantes das Associações do Noroeste avaliaram positivamente a visita. "O encontro foi muito proveitoso, todos estavam muito engajados em passar todas as informações, sobre o processo de implantação, o foco dos trabalhos, para que possamos replicar nos escritórios. Então nosso objetivo foi realmente atingido", finalizou.