Acit recebe visita de ACES de São José dos Pinhais e Mundo Novo

18 de junho de 2019

A semana começou com agenda cheia na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). Na segunda-feira (17) a entidade recebeu a visita de uma comitiva de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, e, na terça-feira (18), foi a vez do grupo de Mundo Novo, Mato Grosso do Sul.

Os grupos, que representam as Associações Comerciais e Empresariais das cidades, vieram conhecer os serviços e soluções da Acit, além de suas boas práticas, em uma história de quase 52 anos de fundação.

Além de conhecer a Acit e seus principais produtos e serviços, como Promoções, Feiras, Treinamentos, Convênios, SPC, Empreender, Carta Aval, entre outros, os grupos puderam saber mais sobre a Sociedade de Garantia de Crédito – Garantioeste, criada há oito anos, com sede em Toledo e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Comdet).

Os visitantes foram recepcionados pelo presidente Marcos Destefeni, que ressalta a importância da troca de experiências. “É muito bom poder compartilhar nossa conduta diária. Com certeza o aprendizado é mútuo, tanto para quem vê a Acit como referência, quanto para nós, que podemos aprender ainda mais sobre associativismo, utilizando formas de gerar ainda mais benefícios aos associados”, conta.

O presidente da Associação Empresarial de São José dos Pinhais (Aciap), Sidnei Nascimento, comenta que a avaliação é positiva e levará consigo a conclusão de que a Acit é uma das melhores Associações do estado do Paraná. “Viemos em uma caravana de 16 pessoas, entre diretoria e colaboradores, e tivemos nosso objetivo alcançado, em aprender ainda mais sobre como praticar o associativismo.”

Sidnei Nascimento comenta que o que mais chamou a atenção foi a quantidade de associados em Toledo. “Mais de 3.600, representando quase 43% das empresas locais. Há uma grande diferença, pois estamos com aproximadamente 10% das empresas de São José dos Pinhais e o objetivo é crescer como a Acit, tanto em número de associados, quanto em sua dinâmica de organização e funcionamento”, explica.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Mundo Novo (Acimn), Júlio Lucca, explica que a vinda a Toledo é continuidade de um processo interno de desenvolvimento. “São cerca de três anos percorrendo cidades que apresentam bom desempenho nas Associações Comerciais. Sabemos que a Acit é referência para todo país e foi uma honra poder buscar conhecimento junto às boas práticas exercidas em Toledo”, frisa.

“Nosso principal objetivo foi conhecer o Comdet, sendo que temos intenção de criar um Conselho de Desenvolvimento em Mundo Novo, porém não posso deixar de valorizar toda a cultura associativista da Acit e sua importância para  a comunidade empresarial e sociedade como um todo. Temos oportunidades de crescimento e estamos buscando nos organizar da melhor forma possível”, relata Júlio Lucca.

Participaram ainda dos encontros, o vice-presidente da Acit, Claudenir Machado, o presidente da Garantioeste, Edson Carollo, acompanhado do conselheiro de Administração, Danilo Gass e equipe técnica da garantidora de crédito, além do presidente do Comdet, Cézar de Césaro, o executivo Otmar Plec e colaboradores da Acit.

Neste ano, com as visitas de São José dos Pinhais e Novo Mundo, a Acit recebeu três comitivas com interesse em conhecer sua história. A primeira visita de 2019 foi no mês de maio, com representantes da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam).