ACIT recebe membros do Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares – IPEN através de iniciativa do CODET

28 de fevereiro de 2023

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo – ACIT, através do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Codet) recebeu representantes do IPEN – Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares na terça-feira (28).

A conversa foi conduzida pelo presidente do Codet, Mario Lopes Neto ao lado da presidente da ACIT, Anaide Holzbach e do membro do conselho, Tiago Rockembach, com o objetivo de realizar um intercâmbio de soluções, acelerando o processo de desenvolvimento tecnológico local e regional.

Com 66 anos, o Ipen possui cinco áreas de atuação: saúde, meio ambiente, indústria, nuclear e energia. Segundo o superintendente do Ipen, Wilson Calvo, a reunião de integração foi uma oportunidade para ambas as partes envolvidas. “Apresentamos possibilidades de pesquisas e desenvolvimento e aplicações práticas utilizando a tecnologia nuclear a qual estão à disposição da sociedade, na intenção de formar políticas públicas na região. Esse contato foi gratificante e agora vai se desdobrar com visitas técnicas em várias dessas instituições, para que possamos ofertar à região tecnologias disponíveis com o conhecimento que existe hoje no Ipen, através de seus pesquisadores”, conta.

A diretora do Ipen, Isolda Costa fala da satisfação em compartilhar o trabalho do Ipen. “É muito importante esse compartilhamento de ideias e principalmente em poder mostrar o que estamos fazendo, dando a possibilidade da integração entre setor privado e público em uma região que mostra grande eficiência em seu trabalho. Temos certeza que novas parcerias irão surgir deste encontro.”

Além da apresentação do Ipen, o presidente do Codet, Mário Lopes Neto, expôs alguns dados da cidade de Toledo, que segundo informações atualizadas do IBGE, possui mais de 156 mil habitantes, sendo reconhecida oficialmente como a Capital Paranaense do Agronegócio, líder na geração de empregos per capita no Paraná em 2022, melhor cidade de porte médio do Brasil em indicadores econômicos, terceira melhor cidade do Brasil em mercado de trabalho, terceira maior cidade do oeste paranaense, quinta melhor cidade de porte médio do Brasil na categoria geral, décima melhor cidade de porte médio do Brasil em padrão de vida, entre outras informações.

O momento também serviu para apresentar a entidade ao grupo. Ao todo, a ACIT possui 4.365 empresas associadas, totalizando mais de 50% da força produtiva de Toledo. Para a presidente da ACIT, Anaide Holzbach, a visita demonstra a importância da entidade em fazer a ponte entre pesquisadores e desenvolvedores das empresas locais. “Com o apoio do Codet, mais uma vez demos foco a relevância de se trabalhar em conjunto em prol do desenvolvimento local e região, com foco na tecnologia de diversos segmentos.”

Segundo Tiago Rockembach, que é membro do Codet e viabilizou a visita do Ipen na ACIT através do Nexo Espaço de Negócios e Coworking, apoiar o desenvolvimento cientifico é fundamental para o crescimento dos negócios locais. “Preencher essa lacuna foi o objetivo da vinda do Ipen, ou seja, canalizar suas aplicações para a prática que o empresário tem na ponta da linha. Essa parceria tem tudo para dar certo e os próximos passos devem trazer soluções ao município e ao desenvolvimento regional.”

A iniciativa Iguassu Valley, que é um movimento que reúne instituições de apoio, grandes empresas, startups, instituições de ensino e pesquisa e que atua para fomentar o ecossistema de inovação do Oeste do Paraná também foi apresentada pelo representante do Sebrae PR, Alan Debus.

Além da integração durante reunião extraordinária do Codet, membros do Ipen retornaram à ACIT no período da noite no espaço InovAcit para um novo encontro de aproximação com membros da diretoria executiva da entidade, conselheiros do Codet, empresários, industriais, representantes de universidades, de instituições públicas e privadas, pesquisadores, entre outros.