Acit recebe consultores regionais do Programa Empreender

5 de março de 2018

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), recebeu na quinta-feira (01), consultores regionais do Programa Empreender, em encontro organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

Os consultores, representantes de entidades que atuam na região da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), foram recepcionados pelo diretor do Empreender da Acit, Cristiano Rocha, junto a equipe de colaboradores do setor, Angélica Castilho, Thais Valcarenghi e Marlei Bronstrup.

Entre os participantes, consultores de Santa Helena, Assis Chateaubriand, Matelândia, Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Palotina.

O compromisso de trabalho, que aproxima os gestores, é realizado a cada três meses e as reuniões acontecem sempre na sede das Associações participantes do Programa Empreender.

Segundo a consultora da Faciap, Iraci Mataczinski, durante o encontro na Acit, os participantes puderam apresentar o planejamento para o ano de 2018 e objetivos frente aos Núcleos Setoriais e Multissetoriais de cada Associação Comercial. “Esta foi a primeira reunião do ano entre consultores regionais. Neste momento, ficamos cientes da preparação de ações para aplicação no decorrer do ano.”

Dinâmicas em grupo e uma Oficina de Indicadores, ministrado por Flávio Rocha, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), também integraram o dia dos consultores.

Segundo a coordenadora de Núcleos da Associação Comercial e Empresarial de Cascavel (Acic), Dulce Gardin Ragazzon, o encontro proporcionou uma boa troca de experiência entre os profissionais. “Foram apresentados dados ressaltando que os consultores exercem um papel relevante, indo além da condução de reuniões, proporcionando condições de desenvolvimento empresarial e comercial aos empresários nucleados, suporte para entender melhor o segmento que atuam, condições de mercado, fidelização e ampliação do uso dos serviços e produtos das Associações”, conta.

“Acredito que eventos como esse, nos conduzem a melhoria de nossas atividades. Compartilhando conhecimento com equipes competentes, é certo que os resultados valerão a pena”, reforça Dulce Ragazzon.

O executivo na Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), Henry Carlos Mertz, ressalta que os encontros são sempre de grande valia. “Importantes pela aprendizagem que podemos obter. Fomos muito bem recepcionados na Acit e os momentos que passamos em reunião foram ótimos”, frisa.

Empreender

O programa Empreender incentiva a união e promove o fortalecimento de micro e pequenos empresários de diversos segmentos, com a importante parceria entre Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR).

Unidos em Núcleos Setoriais e Multissetoriais, as pequenas e médias empresas do mesmo segmento podem discutir os problemas comuns, buscar melhorias e soluções conjuntas para seus negócios, com metodologia própria e orientada por um consultor. Desse modo, os empresários abandonam a imagem de concorrência e passam a ter visão de parceria.

São realizadas atividades como treinamentos e palestras específicas para o setor, parcerias com fornecedores, compras conjuntas e negociações coletivas, participação conjunta em congressos, feiras e workshops, intercâmbio de informações e conhecimentos, campanhas culturais, entre outras atividades voltadas ao associativismo.

Na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), atualmente são 16 Núcleos, sendo 13 Setoriais e três Multissetoriais. Ao total, são mais de 200 empresas que integram os grupos.