Acit realiza treinamento com foco nos métodos 5s e D’Olho na qualidade

28 de junho de 2016

Conscientizar empresários quanto a importância da melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional dentro das organizações empresariais é o objetivo do curso Na Medida – D’Olho na Qualidade – 5S, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), durante esta semana.

O treinamento conduzido pelo instrutor Antônio Carlos Zandoná, que teve início na segunda-feira (27), oportuniza empresários e gestores a repensarem métodos que possam trabalhar o bem estar dos colaboradores.

De acordo com Antônio Zandoná, o 5S e o método do D-Olho (descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida), são ferramentas aplicadas para criar a cultura da disciplina. “Com eles é possível identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias”, explica.

Originalmente, cada “S” corresponde a uma palavra japonesa que indica uma meta a ser atingida pelo empreendedor. Em português, os 5S significam: sensos de utilização, organização, limpeza, padronização e autodisciplina. A proposta é reduzir o desperdício de recursos e espaço de forma a aumentar a eficiência operacional. O método do D-Olho tem o mesmo objetivo, bem como respeitar a relação com o meio ambiente.

Durante a capacitação, que segue até a quinta-feira (30), o facilitador está trabalhando com os participantes maneiras de compreender os fundamentos de excelência e relacionar a gestão da qualidade como estratégia para alcançar um modelo satisfatório.