Acit realiza primeiro encontro com candidatos a prefeito de Toledo

Três dos cinco candidatos a prefeito de Toledo participaram de encontro promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) nesta terça-feira (13), que reuniu diretores, conselheiros e empresários no auditório da entidade.

Por ordem de sorteio, os candidatos Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt, Odacir Fiorentin e Adriano Luis Remonti tiveram a oportunidade de expor suas ideias e planos de governo para a próxima administração do município de Toledo. Também estiveram presentes os candidatos a vice-prefeito Rogério Massing e Joana D’Arc.

Cada candidato teve 30 minutos para a apresentação, 20 minutos para responder as perguntas dos participantes, além de cinco minutos para considerações finais.

Ao final, o presidente da Acit, Flávio Furlan, entregou aos candidatos um documento contendo as reivindicações defendidas pela entidade nos setores de desenvolvimento econômico, trânsito e transporte, educação, saúde, agricultura, pecuária, serviços e obras públicas e segurança, para o município, além de carta dos Núcleos Setoriais com as próprias demandas e a Carta de Compromisso formulada pela Caciopar.

Contribuição ao debate

De acordo com Flávio Furlan, o Brasil vive um momento histórico de transformação e consolidação da democracia, e a sociedade tem cobrado muito da classe política, razão pela qual estes encontros são fundamentais para que os associados e a sociedade toledana possam avaliar as propostas e o preparo das pessoas que almejam governar o município nos próximos quatro anos. “Opiniões e posicionamentos diferentes são propulsores de ações acertadas. E ao proporcionar esta aproximação com os candidatos, a diretoria da Acit acredita estar colaborando com o processo democrático”, destaca o presidente da entidade.

Empresários que participaram avaliaram positivamente a iniciativa. Na opinião de Edilson José Martins, da Orion Software, é muito importante participar destes encontros para conhecer de perto as ideias de cada candidato. “É interessante ouvir as ideias, conhecer as propostas neste momento em que teremos eleições, para depois cobrar as ações. Muitos dizem que não gostam de política e nem querem participar, mas se exigimos mudanças na postura dos políticos, entendemos que a mudança tem que começar com a gente mesmo.”

Para Maxwel Juliano Martyniuck, da Intersystem Sistemas, é obrigação do cidadão estar bem informado e buscar conhecer melhor os candidatos. “É de extrema importância ser participativo e temos como obrigação conhecer os planos que cada candidato apresenta, como pretendem conduzir a administração pública. Precisamos ter o pensamento e interesse coletivo, para que possamos desenvolver cada vez mais nossa cidade, estado e país.”

O segundo encontro será no dia 20 de setembro, com a participação do candidato Lúcio de Marchi, das 7h30 às 8h30, além da candidata Jacqueline Parmigiani, das 8h35 às 9h35.