fbpx

ACIT promove encontro entre empresários e Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

21 de julho de 2022

A ACIT reuniu na manhã de quinta-feira (21), empresários associados para um encontro com representantes da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana para falar sobre o projeto de monitoramento por câmeras na área comercial de Toledo, além do novo modelo do Estacionamento Regulamentado – Estar, ainda em fase de testes.

O encontro foi conduzido pela presidente da ACIT, Anaide Holzbach de Araújo e pela vice-presidente de comércio e serviços, Francielle Rezzadori de Souza. O momento foi de esclarecimento de dúvidas e sugestões dos empresários para melhorias no processo de segurança e trânsito da cidade de Toledo.

Sobre as câmeras de monitoramento, o prefeito Beto Lunitti e o Engenheiro de Tráfego na Prefeitura Municipal de Toledo, Fabiano Leite Faria, falaram sobre o projeto em andamento, que sugere que empresários que possuam suas empresas em pontos estratégicos do município adquiram câmeras de segurança, locadas em ambientes externos para monitoramento das vias. As imagens serão armazenadas em um software contratado pelo município e as imagens acessadas por entidades de segurança.

Segundo a presidente da ACIT, Anaide Holzbach de Araújo a intenção do município com o projeto é agregar o monitoramento de aproximadamente mil câmeras. “Trouxemos o assunto em pauta para justamente saber a opinião dos comerciantes e quais tem interesse em participar do processo. A receptividade foi muito boa e esperamos que com isso estejamos mais seguros, inibindo roubos e furtos no comércio e comunidade que circula pelas principais ruas da cidade.”

Ainda em reunião, Fabiano Faria falou sobre a nova formatação do Estar, ainda em discussão. A proposta é que o estacionamento seja gratuito aos usuários pelo período de duas horas e que após o término da tolerância, o motorista troque o veículo para outra área de abrangência do Estar, podendo permanecer por mais duas horas no local. A fiscalização será feita pela leitura automática de placa (LAP), por meio de câmeras instaladas em uma viatura da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU).

Ambos os projetos fazem parte do programa Toledo é + Segurança.