ACIT marca presença no 1º Fórum Econômico e Político do Oeste do Paraná

16 de junho de 2023

A ACIT esteve presente no 1º Fórum Econômico e Político do Oeste do Paraná, evento criado para aprofundar debates em torno de três temas fundamentais à região: Infraestrutura, Agronegócio e Atuação regional da Itaipu.

O evento foi realizado na sexta-feira (16) em Cascavel, na ACIC. Representando à Associação Comercial e Empresarial de Toledo, estavam a presidente, Anaide Holzbach, o vice-presidente de Relações Institucionais, Cristiano Rocha, o diretor de Eventos Corporativos, Michel Becker, além de colaboradores da área institucional e comercial.

A programação contou com os painéis de Infraestrutura, com discussões sobre a Nova Ferroeste, Ferroeste, Rodovias e novas concessões, demandas da Tríplice Fronteira e Energia; Painel Agronegócio, com debate a Direito à Propriedade, Taxação do Agro, Seguro e Crédito Rural e Conectividade Rural e, Painel Itaipu e a Atuação Regional, com os temas em pauta: Visão e Expectativas dos munícipios lindeiros ao Lago de Itaipu e dos municípios do Oeste do Paraná e Ação da Itaipu e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) em prol do desenvolvimento regional.

Segundo a presidente da ACIT, Anaide Holzbach, com a presença de nove deputados, incluindo três federais e seis estaduais, o evento proporcionou uma oportunidade para expor e abordar demandas há muito tempo represadas na região oeste. “No painel de infraestrutura, foram amplamente discutidas questões relacionadas às ferrovias e rodovias da região, bem como a crescente demanda por energia elétrica. A região oeste tem enfrentado um aumento significativo no consumo de energia, acima da média nacional e estadual, o que exigiu a abordagem de alternativas de energia renovável e a necessidade de políticas públicas que incentivem sua produção”, conta.

A Conectividade, uma preocupação tanto na área rural quanto na área urbana, também foi abordada durante o evento. Anaide Holzbach ressalta que a falta de conectividade tem sido um obstáculo para o desenvolvimento, dificultando a disseminação de tecnologias inovadoras e a interligação de processos em várias esferas. Já no painel dedicado ao agronegócio, um tema de grande relevância para a região, a segurança jurídica foi enfatizada devido à retomada do debate sobre o Marco Temporal. Anaide Holzbach menciona conversas importantes nos intervalos do Fórum. “O deputado federal Elton Welter se comprometeu a garantir a tranquilidade dos proprietários de terras no oeste do Paraná, afirmando que as propriedades são altamente produtivas e que não há motivo para receios.”

A reforma tributária também foi abordada, com destaque para seu impacto no setor do agronegócio. “O deputado Sérgio Souza destacou a união da bancada do agronegócio e afirmou que não se admite um aumento na carga tributária para esse segmento. Além disso, alertou sobre a necessidade de organização por parte do comércio e do setor de serviços, bem como a importância de contar com deputados que os defendam na Câmara Federal no que diz respeito à reforma tributária”, menciona Anaide.

Para ela, o Fórum atuou como um elo entre os setores político, associativista e produtivo da região. O encerramento do Fórum foi marcado pelo encaminhamento do presidente da Caciopar, Lucas Eduardo Ghellere, que afirmou a intenção de elaborar um documento com todas as pautas discutidas durante o evento. “Esse documento contará com o compromisso dos deputados presentes em levar adiante essas demandas e estabelecer um canal de comunicação permanente entre os representantes e a região.”

Para finalizar, Anaide diz que em suma, o Fórum Regional do Oeste do Paraná se destacou como um evento histórico que reuniu representantes públicos e permitiu a discussão de demandas cruciais para a região. “A participação ativa dos deputados e a perspectiva de tornar o fórum permanente demonstram a força e organização da região oeste, que busca promover o desenvolvimento e ter uma voz mais próxima de seus representantes”, conclui.

O 1º Fórum Econômico e Político do Oeste do Paraná é uma realização da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e Associação Comercial e Empresarial de Cascavel (ACIC).