Acit integra Junta Comercial e representantes contábeis

10 de fevereiro de 2017

Para alinhar os trabalhos da Agência Regional da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), com contabilistas do município, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) promoveu encontro de integração entre ambos os grupos, na sexta-feira (10).

A reunião de trabalho, conduzida pelo gerente da entidade, Marcel Sarturi, contou com a participação de representantes regionais do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Paraná (SESCAP-PR), do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Toledo e região (Sincoeste), além dos responsáveis pela condução dos trabalhos na Junta Comercial do Paraná, agência de Toledo e colaboradores da Acit.

O objetivo do encontro foi integrar os grupos para alinhar os métodos de trabalho, tendo em vista que a Junta Comercial atende a classe empresarial e contábil, diariamente.

Para o relator da Jucepar, João Paulo Rezende, encontros assim são importantes para estreitar o relacionamento entre a agência de Toledo e a classe contábil. “O compartilhamento de informações permite que se lance um novo olhar sobre a dinâmica do processo, a fim de identificar situações que possam representar possíveis entraves às solicitações apresentadas pelos contadores à Jucepar. Mais importante ainda é o entendimento que pequenos ajustes podem evitar contratempos e dar maior agilidade aos processos”, explica.

Segundo o diretor do Sescap-PR Regional, Leandro Ramos, a reunião entre a classe contábil e Junta Comercial é essencial para bom andamento dos trabalhos em conjunto. “Conseguimos discutir alguns detalhes básicos, principalmente de comunicação, assim conforme resolvemos, estamos alinhados com nossos objetivos”, conta.

O presidente do Sincoeste, Ederson Claiton Mores, esclarece quais são as demandas dos escritórios de contabilidade à Junta Comercial. “Eles recebem solicitações de registro dos atos empresariais de constituição, alteração e extinção de empresas, bem como a autenticação de livros mercantis e emissão de certidões que comprovem a existência de registro no estado do Paraná. Com certeza é um fluxo de trabalho enorme”, frisa.

Ederson Mores reforça a importância de manter um bom relacionamento com a Junta Comercial. “Nada mais justo que trabalharmos em conjunto para agilizar os trabalhos, de forma a não prejudicar os empresários e seus negócios”, conclui.

Junta Comercial do Paraná

A Junta Comercial do Paraná é uma autarquia estadual que, por meio de convênio firmado com a Acit, mantém uma Agência Regional na cidade para o atendimento da classe empresarial e contábil, com dois relatores e um assistente.

O escritório da Junta Comercial em Toledo está localizado nas dependências do piso térreo da Associação Comercial. O atendimento é das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. O telefone para contato é o (45) 3055-4610.