Acit homenageia relator da Junta Comercial de Toledo

17 de abril de 2019

Em reunião ordinária da diretoria executiva e conselhos, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) prestou homenagem a Jadyr Donin, que durante 20 anos atuou na Junta Comercial de Toledo e agora se aposenta da função.

Em 1999, Jadyr (Jade) Donin – que tem formação em Economia e Ciências Contábeis – assumiu como relator do escritório regional da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) por meio de convênio firmado à época entre a Unioeste, Acit e Junta Comercial do Paraná.

Segundo ele, inicialmente o trabalho era intenso, já que a sistemática era diferente e eram atendidos 18 municípios de microrregião de Toledo. “Era intenso o fluxo de trabalho, grande volume de processos e não era simplesmente analisar e despachar processos, praticamente tínhamos que fazer assessoria aos escritórios contábeis da região”, relata.

Conforme contou aos diretores da Acit, houve épocas em que chegavam a analisar cerca de 300 processos por mês, com o peso de ter a responsabilidade civil e criminal em relação a esses. Como coordenador do curso de Ciências Contábeis na Unipar, Jade conciliava a atuação na relatoria da Junta Comercial. “Pelo volume de trabalho, a carga horária sempre excedia ao estipulado; era difícil passar um dia na relatoria sem ficar no mínimo cinco horas no trabalho, na verdade, era impossível: ou faz ou faz”, relembra.

Em 2013, Jadyr Donin assumiu a secretaria municipal de Planejamento Estratégico de Toledo e permaneceu como relator substituto na Junta Comercial. Atualmente o relator é João Paulo Rezende, que iniciou com funcionário cedido pela Acit, e depois de concursado pelo município assumiu como relator, desde 2015. O escritório conta também com mais um colaborador, cedido pela entidade, que sedia o órgão.

Nesse período, salienta Jade, houve mudanças importantes no sistema da Junta Comercial. Atualmente os processos protocolados em Toledo não são analisados no próprio escritório local. “De três anos para cá, a sistemática mudou. Um processo da nossa cidade pode ser analisado em Londrina ou Maringá, da mesma forma que os processos de lá vêm para cá. O aspecto positivo é que a relatoria fica independente, já o lado negativo é não poder atender o nosso empresário quando ele precisa de alguma informação”, explica.

O presidente da Acit, Marcos Destefeni, destaca a merecida homenagem a Jadyr Donin, em reconhecimento aos 20 anos de dedicação à Junta Comercial de Toledo. “O trabalho desenvolvido ao longo desses anos foi muito impactante para Toledo e região. Não poderíamos deixar de homenageá-lo, em agradecimento e reconhecimento à dedicação e profissionalismo, contribuindo com muito esmero para o desenvolvimento do município”, ressalta.

Por fim, Jade agradeceu a homenagem. “Na verdade, fui convidado para a reunião da diretoria e fui surpreendido. Agradeço pela homenagem, destacando a importância da Acit e das pessoas que hoje são responsáveis por geri-la. Que esse grupo possa dar continuidade ao trabalho da entidade, que tem fundamental importância para o município de Toledo”, conclui.