Acit formaliza novos Núcleos Setoriais em Novo Sarandi e Vila Nova

5 de março de 2015

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo consolidou a constituição de dois novos Núcleos Setoriais, de Vila Nova e Novo Sarandi. Com mais estes grupos, a entidade soma 21 Núcleos Setoriais e Multissetoriais, desenvolvidos por meio do Programa Empreender, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e Sebrae.

Empresários de Novo Sarandi e Vila Nova participaram das reuniões de sensibilização e apresentação do Empreender em fevereiro. Essas duas localidades passam a incorporar o programa e a se beneficiar de toda metodologia do Sebrae, da Faciap e, principalmente, da Acit para consolidar as empresas dos mais diversos setores, enfatiza a diretora do Empreender, Anaide Holzbach de Araújo. "Esses Núcleos passam a trabalhar num modelo que  já se mostrou largamente eficiente na busca pela profissionalização das empresas participantes."

Uma das primeiras ações, a realização do Planejamento Estratégico dos  Núcleos, por si só já permite o aprendizado dessa ferramenta tão importante para a condução dos negócios, salienta a diretora. "Certamente esse evento será um divisor de águas no amadurecimento, no associativismo e na busca constante por melhores resultados de todos os empresários nucleados."

A diretora, que integra o Núcleo Setorial de Tecnologia da Informação desde sua criação, em 2011, salienta os benefícios alcançados. "Somente quem participa é que percebe o quanto esse contato, essa troca de conhecimentos com outros empresários nos auxilia e nos faz ver nossos negócios de uma forma diferente e nos prepara muito mais para enfrentar os desafios cada vez  maiores da economia globalizada. Novas necessidades, novas formas de negócio surgem a  cada dia. Precisamos estar atualizados e em constante contato, para a busca e troca  de conhecimento", finaliza.

Expectativa

Segundo Cleonir Cleusa Schwingel, da Kawane Modas, de Vila Nova, a expectativa é unir os empresários e fortalecer o comércio local. "Percebemos que os empresários estão animados com o grupo e queremos trabalhar para melhorar o comércio, fazer treinamentos e promoções, e segurar os clientes que acabam saindo para cidades vizinhas", explica.

Para Felipe Gabriel Barcé, da Basivil, de Novo Sarandi, o Núcleo Setorial tem sua própria forma de trabalho que traz inúmeros benefícios às empresas participantes. "Neste momento, precisamos unir e motivar as empresas a participar, para conhecer o método de trabalho. Integramos o Núcleo Setorial de Lojas de Materiais de Construção e vemos as vantagens e o crescimento alcançado", ressalta.

Sandro Redivo, da Farmácia Santa Bárbara, de Novo Sarandi, entende que o objetivo da criação do Núcleo é buscar melhorias para as empresas. "Estamos dispostos a conhecer e trabalhar dentro da metodologia do Empreender, discutir as dificuldades, prioridades. A expectativa é a melhor possível", afirma.

Claudete Thiesen, da Kantinho Modas, de Vila Nova, observa que ainda não tem muitos conhecimentos de como funciona o Núcleo Setorial, porém, acredita que será um diferencial para as empresas. "O principal é fazer com que as empresas participem e se relacionem. Se o grupo se dispor a trabalhar e aplicar o método, vai funcionar e as vantagens serão muitas", diz.

As reuniões para elaborar o Planejamento Estratégico já estão agendadas: nos dias 16 e 18 em Novo Sarandi e nos dias 22 e 30 em Vila Nova. Os novos Núcleos terão acompanhamento do consultor Claiton Leske, do Programa Empreender da Acit.