Acit firma parceria com Secretaria da Juventude para a realização de oficinas de qualificação

16 de agosto de 2019

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e o Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem) firmaram parceria com a Secretaria Municipal da Juventude para apoiar a realização de oficinas de qualificação profissional para jovens.

A parceria foi oficializada em reunião no gabinete do prefeito Lucio de Marchi, com a presença do presidente da Acit, Marcos Destefeni, do vice-presidente do Cojem, Eduardo Companhoni, e do secretário municipal da Juventude, Jairo Cerbarro, na manhã de sexta-feira (16).

Segundo o secretário Jairo Cerbarro, serão oferecidas três oficinas de qualificação profissional, destinadas ao público jovem, com idade entre 15 a 29 anos, gratuitamente, nos meses de outubro e novembro. Serão 30 vagas para cada treinamento.

Em outubro será realizado o curso com o tema ‘profissões do Futuro – como me preparar’, nos dias 15 e 16. Nos dias 07 e 08 de novembro acontecerão as oficinas com o tema ‘Orçamento financeiro equilibrado, vida com equilíbrio’. O tema da terceira oficina será ‘Redes Sociais’, nos dias 19 e 20 de novembro. Todas as oficinas serão realizadas nas dependências da Acit, no período das 14h às 17h.

“Estamos trabalhando com a proposta de descentralizar as ações da Secretaria. Por isso, além das atividades no Centro da Juventude, realizamos inúmeros cursos em alguns bairros e distritos, para alcançar maior número de jovens. Estas oficinas visam preparar os jovens para que possam ter melhores oportunidades no aspecto profissional”, destaca o secretário Jairo Cerbarro.

De acordo com o presidente da Acit, Marcos Destefeni, a iniciativa tem grande importância para a população e vem ao encontro com uma das missões da entidade, de promover o desenvolvimento da comunidade local. “Como entidade temos um entrosamento muito bom com a administração municipal e procuramos apoiar ações como esta, colocando nossa estrutura à disposição. É de suma importância trabalhar na formação e qualificação dos jovens, para inseri-los no mercado de trabalho, por isso, somos parceiros”, destaca.

O vice-presidente do Cojem, Eduardo Companhoni, igualmente destaca que o projeto da Secretaria da Juventude está baseado nos mesmos princípios do Conselho do Jovem Empreendedor, que é formar empreendedores e lideranças com espírito associativista. “Auxiliamos na definição dos temas das oficinas e apoiamos sua realização porque desta forma estaremos ajudando no desenvolvimento de jovens empreendedores, para que lá na frente estejam mais preparados para o mercado de trabalho e façam a diferença na nossa comunidade”, aponta.

Oficinas

A oficina sobre Profissões do futuro abordará temas como mudanças no mercado de trabalho, novas oportunidades que estão surgindo, como se preparar para um mercado em constante evolução, competências comportamentais e habilidades para o desenvolvimento, entre outros.

Na oficina sobre Orçamento financeiro serão tratados sobre a importância da organização financeira, melhores investimentos para iniciantes, importância de objetivos e metas, entre outros.

Na terceira oficina, sobre Redes sociais, será trabalhado sobre o uso das redes sociais para empreender, perspectivas de inovação, otimização das redes sociais para alavancar carreira profissional e empreendimentos.