fbpx

ACIT e Sebrae PR dão início à Trilha do Empreender para membros dos Núcleos Setoriais e Territoriais

4 de julho de 2024

O Programa Empreender, vinculado à ACIT, deu início na noite de quarta-feira (03) ao projeto Trilha do Empreender – Jornada de desenvolvimento exclusiva para nucleados dos Núcleos Setoriais da Associação Comercial e Empresarial de Toledo. O primeiro encontro ocorreu no espaço InovAcit.

Desenvolvido em parceria com o Sebrae PR, a Trilha contempla cinco oficinas, com os temas, Matriz BSC, Aprendizagem, Liderança e Pessoas, Financeiro, Mercado e Clientes e Processos e Operação.

Segundo o vice-presidente de Núcleos da ACIT, Tiago Rockembach, que deu às boas-vindas aos empresários, o principal objetivo da Trilha é capacitar os gestores das empresas para que alcancem um desempenho mais elevado em seus negócios, além de desenvolver uma cultura de inovação, qualidade e foco no cliente, melhorando os processos e resultados.

Durante o primeiro encontro da Trilha, Olga Tscha abordou o tema Matriz Balanced Scorecard – BSC. “A metodologia, que é uma ferramenta de gestão estratégica, traduz a visão de uma organização em um conjunto de objetivos e indicadores de desempenho distribuídos em quatro perspectivas: Financeira, Clientes, Processos Internos, e Aprendizado e Crescimento.”

Olga Tscha trouxe aos empresários, detalhes das perspectivas da Matriz BSC. Segundo ela, a perspectiva Financeira tem foco nos resultados que a organização pretende alcançar e os indicadores típicos incluem lucro, receita e retorno sobre investimento.

Além disso, ela falou sobre as demais perspectivas da BSC. “A perspectiva ‘Clientes’, é considerado a satisfação e a retenção dos clientes. Os indicadores comuns são satisfação do cliente, participação de mercado e taxa de retenção; os ‘Processos Internos’ examinam os processos críticos para atingir os objetivos e os indicadores incluem eficiência operacional e qualidade dos processos; e o ‘Aprendizado e Crescimento’ enfatiza a capacidade da organização em inovar, melhorar e aprender e os indicadores podem ser treinamento de funcionários, cultura organizacional e desenvolvimento de competências”, explica.

Segundo Olga Tscha, a aplicação da Matriz BSC permitirá que os empresários alinhem suas atividades com a visão estratégica de suas empresas, promovendo um crescimento sustentável e eficiente.

Os próximos encontros da Trilha do Empreender serão nos dias 17 de julho, com o tema Aprendizagem, Liderança e Pessoas, com a instrutora Geonice; 29 de julho, com o tema Financeiro e instrução de Claudio Carrasco; dia 12 de agosto, Mercado e Clientes, com Débora Soares, e para encerrar, no dia 27 de agosto, os empresários terão acesso ao tema Processos e Operação, com Olga Tscha.

Estão participando da Trilha do Empreender, representantes das empresas nucleadas ao Programa Empreender da ACIT: Bosco e Bosco Uniformes, A Toca Arquitetura Criativa, Delta Soluções em Comunicação, Polo Empreendimentos, Costenaro Arquitetos Associados, Huma Arquitetura, Camila Rossoni Arquitetura, Passarella Restaurante Pizzaria, Capim Santo Aromas, Cristina Schwendler Arquitetura, Arquitetura Sarturi, Belenzier Auto Center, Coledecor Cabeceiras, Angelis Restaurante, Mercado e Açougue Sbaraini, Gabriela Zottis Arquitetura, Gizele Colla Arquitetura, Golden Restaurante, Studio Ismael Valerio, Falk Contabilidade, Continus Sistemas de Energia, Leonardo Basegio Arquitetura, Continus Sistemas de Energia, Camila Rossoni Arquitetura, Nádia de Marchi Arquitetura, Rafael Sebbenn Arquitetura, Taipas Empreendimentos Imobiliários, Influx Escola de Idiomas, Clínica Harmonizare, Tayná Rossi Arquiteta e Vanessa Guedes Arquitetura.