Acit e parceiros concluem a Pesquisa ‘Perfil Toledo 2017’

7 de fevereiro de 2018

Após um ano de intenso trabalho, a pesquisa que prevê a apresentação de dados relativos à economia municipal e ao perfil dos consumidores locais está pronta.

Os resultados do ‘Perfil Toledo 2017’; iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Regional do Oeste do Paraná (IDR-Oeste), em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), foram apresentados pelo diretor de Relações Institucionais Jefferson Martins, durante reunião de diretoria da entidade, na quarta-feira (07).

A pesquisa foi organizada em duas etapas. Na primeira, foram contratados os serviços da empresa Neoway Business Solutions, que uniu dados captados sobre os setores da indústria, comércio, serviço e agronegócio. A pesquisa refere-se ao ‘Perfil Econômico, Geográfico e Demográfico do município de Toledo’, com informações de órgãos oficiais. A segunda é a pesquisa do ‘Perfil do Consumidor’, realizada no formato ‘in loco’, por estudantes da PUC/PR, definindo questões pontuais quanto aos consumidores locais.

O objetivo é que empresários conheçam a realidade econômica municipal, incluindo o perfil do consumidor. Desta forma, servirá para nortear sobre tendência de mercado e consumo, direcionando-os em seus negócios e futuros empreendimentos.

O presidente do IDR Oeste, Alexandre Bíscoli, ressalta a importância da pesquisa para o município. “Todos os resultados, tanto do ‘Perfil do Consumidor’, quanto do ‘Econômico, Geográfico e Demográfico’ servirão como uma tomada de decisões aos empresários locais e futuros empreendedores. De fato, uma ferramenta de suma importância sobre como, aonde e o que investir em Toledo.”

O diretor de Relações Institucionais da Acit, Jefferson Martins, releva algumas das informações que estão detalhadas na pesquisa em que refere-se aos consumidores de Toledo. “Podemos saber mais sobre a faixa etária dos entrevistados, renda familiar, métodos de compra e pagamento, se é cliente do comércio em outros municípios, se realiza compras via internet, além de apresentar a opinião dos consumidores sobre o atendimento local, apontando demandas em relação ao comércio. Entre outros pontos, que podem ser utilizados pelos empresários, visando a melhoria em seus negócios.”