Acit e IDR-Oeste preparam pesquisa ‘Perfil Toledo’

18 de maio de 2017

Até o início do próximo semestre, empreendedores e empresários do município terão acesso a pesquisa ‘Perfil Toledo’, que prevê a apresentação de dados relativos a economia municipal e ao perfil dos consumidores locais. A iniciativa é do Instituto de Desenvolvimento Regional do Oeste do Paraná (IDR-Oeste), em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). Para alinhar pontos estratégicos da pesquisa, a comissão organizadora reuniu-se na quarta-feira (17).

Durante o encontro, o grupo definiu um cronograma para os términos dos trabalhos, que estão sendo realizados desde o mês de fevereiro deste ano.

O ‘Perfil Toledo’ está sendo organizado em duas etapas. Na primeira, foram contratados os serviços da empresa Neoway Business Solutions, que visa unir dados captados sobre os setores da indústria, comércio e serviço. A pesquisa refere-se ao ‘Perfil Econômico, Geográfico e Demográfico do município de Toledo’, com informações de órgãos oficiais. A segunda, que terá início ainda neste mês, é a pesquisa do ‘Perfil do Consumidor’, realizada no formato ‘in loco’.

Para fomentar o projeto, o grupo conta com o apoio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), por meio da coordenação dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, que disponibilizará acadêmicos para os trabalhos.

“A pesquisa piloto tem previsão para iniciar no fim deste mês, com término no começo de junho. Na sequência, após alinharmos os trabalhos, será realizada a pesquisa oficial, em meados de junho e começo do mês de julho”, conta o presidente do IDR-Oeste, Alexandre Bíscoli.

Ele avalia os trabalhos de forma positiva. “A evolutiva está acontecendo e daqui para frente continuará ocorrendo dentro de nosso cronograma. Quanto a pesquisa do perfil econômico, algumas informações foram passadas no encontro de quarta-feira e acredito que junto ao final da pesquisa do Perfil do Consumidor, já teremos todos os dados compilados”, ressalta.

O diretor de Relações Institucionais da Acit, Jefferson Paulo Martins, confirma que todas as informações serão disponibilizados aos empresários em um futuro breve. “Criaremos um documento com todos os elementos das duas pesquisas. Assim, direcionando-os em seus negócios e em futuros empreendimentos no município”, afirma.

Comissão

A comissão organizadora do ‘Perfil Toledo’ é formada pelo atual presidente do IDR–Oeste, Alexandre Bíscoli, o diretor de Relações Institucionais da Acit, Jefferson Paulo Martins e o ex-presidente da Acit, Marcos Cézar Sanchez, um dos idealizadores do Instituto, fundado durante sua gestão, em 2003/2004, além de colaboradores da Acit.