Acit e Faciap participam de entrega de assinaturas da campanha “10 medidas contra a corrupção”

29 de março de 2016

A campanha “10 medidas contra a corrupção”, do Ministério Público Federal, chega nesta terça-feira (29) ao Congresso Nacional. Foram mais de dois milhões de assinaturas colhidas em todo o país. Elas serão entregues por membros da sociedade civil em uma cerimônia na Câmara dos Deputados. O presidente da ACIT, Associação Comercial e Empresarial de Toledo, Flávio Furlan, participa da mobilização em Brasília representando a Faciap, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná.

Segundo ele, a entrega demonstra o desejo de mudança da população brasileira e da sociedade civil organizada. “Nesse momento em que o país parece perder alguns referenciais éticos, essa ação reflete a vontade das pessoas de que o país evolua enquanto nação. A busca é pela aplicação da lei”, afirma Flávio Furlan.

O ex-presidente da ACIT, Danilo Gass, também está em Brasília. Ele organizou, pela associação, uma campanha em Toledo para coleta de assinaturas, junto com o Ministério Público. Líderes das entidades do município foram convocados a ajudarem. A meta de 4 mil assinaturas foi superada. O número chegou a 15 mil. “A sociedade, quando é chamada, responde. Demos um exemplo de cidadania”, diz Danilo Gass.

A programação nesta terça-feira começou às 14h, com a entrega das assinaturas pelo Ministério Público Federal a representantes da sociedade civil no auditório JK, na Procuradoria Geral da República. Em seguida, às 15h, haverá uma caminhada até o Congresso Nacional, onde, às 16h, ocorre a entrega das assinaturas para os parlamentares.

As 10 medidas reúnem 20 propostas de mudanças na legislação para aprimorar o combate à corrupção. Entre elas, a criminalização do enriquecimento ilícito e o aumento das penas.

A campanha foi criada pela força-tarefa da Lava Jato em Curitiba e recebeu o apoio do Ministério Público Federal em todo o país. A coleta de assinaturas começou em julho do ano passado. Para poder apresentar as propostas em forma de projeto de iniciativa popular, eram necessárias um milhão e meio de assinaturas. Mais de 1.016 instituições – entre igrejas, universidades, associações, comércios, empresas e ONGs – participaram da campanha. A meta de assinaturas foi alcançada em fevereiro deste ano.

Fonte: Faciap