Acit e empresários recebem missão comercial do País Basco

28 de outubro de 2013

Representantes da Garapen – Agência de Desenvolvimento Regional do País Basco/Espanha participaram de evento de intercâmbio promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), em parceria com o Sebrae, na tarde de segunda-feira (28), no auditório da associação.

Mais de 100 pessoas participaram de palestra conduzida por Iker Galparsoro Lasa, da Garapen, da província de Golek, que falou sobre o tema “Rede de Colaboradores de Micro e Pequenas Empresas”, que relatou o processo e sistema de desenvolvimento que transformou a região até então pobre para uma expressiva economia espanhola.

De acordo com o presidente da Acit, Edson Carollo, que em maio integrou uma comitiva de entidades da região Oeste que visitou algumas províncias do País Basco, o evento possibilita o contato e a troca de informações que poderão resultar em intercâmbio entre as regiões.

“Tivemos a oportunidade de conhecer as experiências de sucesso em governança e desenvolvimento naquele país e com este evento, a proposta é fazer esta troca de conhecimentos que poderão gerar parcerias e novos negócios aos empresários”, explica o presidente da Acit.

Conforme a representante da Garapen na América do Sul, Mercedes Belloso, por intermédio da Acit e Caciopar houve interesse de conhecer Toledo e dar continuidade ao relacionamento iniciado na Espanha. “Queremos construir uma ponte entre Toledo e o País Basco, para trabalhar em conjunto com nossos empresários. Há um movimento de internacionalização do know how para ajudar as empresas e intenção é juntar a demanda e a oferta, aqui e lá. E também aprender tudo que o Paraná tem a ensinar”, ressalta.

No período da manhã, a comitiva do País Basco, juntamente com o presidente da Acit, Edson Carollo e diretores, foram recebidos pelo prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pangussatt e secretários municipais, na prefeitura.

Durante a reunião foram apresentadas as potencialidades do município e o prefeito salientou o propósito de criar um ambiente favorável para a integração e intercâmbio entre as regiões. “Queremos ser parceiros nesta integração e pretendemos criar ambientação positiva para que as ações se realizem no município. Nosso interesse é que Toledo se desenvolva no contexto pleno, sempre priorizando pessoas, e vemos grande potencialidade por meio desta iniciativa.”