Acit dispõe do serviço de Certificação Digital

7 de janeiro de 2015

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) dispõe do serviço de Certificação Digital, para atendimento a associados e não associados. A entidade é certificadora, por meio de parceria com a Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap), que emite em média quatro mil certificados por mês.

O certificado digital é a assinatura eletrônica do empresário, que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas físicas e jurídicas.

Essa assinatura digital garante confiabilidade, privacidade, e inviolabilidade em mensagens, e em diversos tipos de transações realizadas via internet. As vantagens para pessoas físicas e jurídicas são diferenciadas.

Pessoas físicas podem adquirir o certificado para ter acesso aos serviços oferecidos pelo governo federal na internet utilizando o e-CPF Certising, o documento utilizado pelo contribuinte para relacionamento com a Receita Federal do Brasil em formato eletrônico.

Além de ter acesso ao Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), a pessoa física tem agilidade na liberação de contratos de câmbio nas instituições financeiras; acesso a compras públicas por meio dos Pregões Eletrônicos; Conectividade Social, que permite a simplificação do processo de recolhimento do FGTS, entre outras facilidades.

Essas vantagens são destinadas para pessoas físicas cuja a sua situação cadastral junto a Receita Federal esteja ativa.

Pessoas jurídicas com o certificado digital podem cadastrar procurações eletrônicas, acompanhar a tramitação de processos fiscais, sem precisar se deslocar até um posto de atendimento da Receita Federal, pode emitir certidões e nota fiscal eletrônica, tem a opção de parcelamento eletrônico on-line de débitos pessoas jurídicas e retificação do DARF.

Como fazer

Para adquirir o Certificado Digital na Acit é preciso realizar a solicitação escolher o tipo de certificado digital, informar os dados e efetuar o pagamento. Após a confirmação do pagamento é necessário realizar a validação presencial, com a conferência dos dados por meio da apresentação dos documentos e coleta de assinaturas.

Após a solicitação, o certificado estará liberado para validação presencial em até três, dias caso o pagamento seja feito através de boleto bancário; se for com de cartão de crédito, no mesmo dia é possível fazer a validação. Os valores são diferenciados para associados e não associados. Mais informações pelo telefone (45) 3055-4626, com Francielly.