Acit cria Núcleo Setorial da Mulher Empresária

1 de setembro de 2014

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), junto ao Programa Empreender, e a Diretoria da Mulher Empresária, realizou na manhã desta sexta-feira (29) uma reunião de sensibilização voltada à criação do Núcleo Setorial da Mulher Empresária.

O Empreender é um programa que promove o associativismo, o desenvolvimento empresarial e pessoal e tem como finalidade superar dificuldades e gerar benefícios, além de elevar a competitividade das micro e pequenas empresas e promover o desenvolvimento organizacional das associações empresariais.

Seu objetivo estratégico é promover o desenvolvimento de segmentos econômicos e atender suas necessidades específicas. Atualmente a Acit conta 17 núcleos de diversos segmentos, sendo 14 setoriais e três multissetoriais.

Na abertura da reunião o presidente da Acit, Luiz Eduardo Guaraná, explicou que a ideia de criar o Núcleo Setorial da Mulher Empresária visa padronizar a união que já existe entre o grupo de associadas que participam da entidade. "Percebemos que em outras entidades associativistas foram criados núcleos que deram certo e funcionam muito bem. O núcleo setorial possibilita um direcionamento mais profissional, com ações empresariais e todos estes aspectos nos levaram a decidir pela criação desse núcleo", destaca.

Metodologia

Durante a reunião o consultor regional do Empreender pela Faciap, Valentim Nauê, apresentou a metodologia do programa e mencionou experiências de associações comerciais da região, como em Marechal Cândido Rondon, Missal, entre outras, que criaram núcleos de mulheres empresárias.

Segundo o consultor, estes núcleos setoriais têm gerado um reflexo positivo. "Com a metodologia do Programa Empreender a estrutura já existente de união e integração das mulheres empresárias acaba produzindo um resultado impactante, pois alinha os objetivos e as necessidades do grupo, cria uma estrutura, um planejamento, e isso minimiza os esforços para atingir os objetivos", comenta.

Valentim explica que o Núcleo Setorial trabalha a partir de um planejamento estratégico. "O grupo deve elaborar o planejamento, os objetivos serão alinhados e a partir disso, será trabalhado o desenvolvimento das atividades para atender as necessidades profissionais e pessoais", explica.

Segundo a Diretora da Mulher Empresária, Gladis Stockmann, a ideia de formar o núcleo surgiu a partir da necessidade de ter uma atuação mais profissional, para possibilitar a capacitação da mulher empresária e a troca de experiências. "Nosso objetivo como grupo de empresárias não é somente fazer a parte social, mas trabalhar a capacitação das mulheres, tornar o núcleo profissional, para que todas possam se desenvolver profissionalmente e buscar mais competitividade", ressalta.

Avanços

Para a diretora do Empreender da Acit, Anaide Holzbach de Araújo, a criação do Núcleo da Mulher Empresária complementa o longo trabalho realizado anteriormente pelo Conselho e pela Diretoria da Mulher. Além disso, destaca que dentro da estrutura do Empreender da Acit, o Núcleo terá todo apoio com ferramentas amplamente utilizadas e com retorno garantido às empresárias, além de contar também com as parcerias da Faciap e do Sebrae.

O próximo passo do Núcleo Setorial será a elaboração do Planejamento Estratégico, nos dias 9 e 10 de setembro. "A primeira tarefa, por si, já permitirá às mulheres o acesso a esse processo empresarial, que visa materializar os planos e diretrizes que o Núcleo terá nos próximos anos. Ao trazer esse exercício ao ambiente das nucleadas, teremos o primeiro grande benefício, pois a atividade possibilitará que as participantes implementem essa ferramenta de gestão em suas empresas", opina a diretora do Empreender.