Acit convoca assembleia para prestação de contas e eleição de diretoria

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) realiza assembleia ordinária no próximo dia 23, quinta-feira, para prestação de contas, eleição e posse da diretoria para o período 2017-2018. Todos os associados em dia com as mensalidades são convocados a participar da assembleia, que será realizada no Salão da Mafalda Eventos, em primeira convocação prevista para 19h15.

Pela primeira vez em 15 anos, desde que houve a alteração do estatuto, em 2002, prevendo que as diretorias eleitas têm a prerrogativa de serem eleitas para um ano e concorrer à reeleição por mais um mandato, o atual presidente Flávio Furlan colocou seu nome à disposição para permanecer no cargo. Houve algumas modificações em alguns cargos na composição para a próxima gestão, permanecendo a empresária Deisi Cielo Hemmig na vice-presidência.

Conforme Furlan, a partir de manifestações de associados e ex-dirigentes que já defendiam esta ideia, ele aceitou o convite para permanecer à frente da entidade, consultou o Conselho Maior e recebeu o apoio unânime dos ex-presidentes. “O estatuto prevê a possibilidade de reeleição por mais um mandato, mas acontece que nos últimos anos, por conta do tamanho da Acit, da quantidade de compromissos e a dedicação exigida, nenhum dos presidentes quis assumir dois anos seguidos”, aponta.

Destaca ainda que no transcorrer das atividades, percebe-se que um ano é um período muito curto. Outro aspecto é que a diretoria eleita sempre trabalha com o orçamento elaborado pela gestão anterior; o estilo de gestão reflete nos colaboradores, que quando estão acostumados, necessitam readequar-se às mudanças e isso tudo não tem sido salutar para o andamento da entidade. “Neste ano poderemos trabalhar com o planejamento da minha diretoria; planejamos também as comemorações dos 50 anos e estou muito contente em estar presidente nestas festividades. Sempre ressalto que nosso trabalho é voluntário, a dedicação tem sido intensa, acabamos sacrificando um pouco a atuação profissional, a vida familiar, contudo, é algo passageiro e creio que este é o meu momento de contribuir com a associação e com o desenvolvimento do município”, frisa Flávio.

O prazo para inscrição de chapas para a eleição da diretoria e conselhos da Acit encerra nesta sexta-feira (17). “Existe a possibilidade de novas inscrições, porém acredito que teremos chapa única. Alguns diretores não puderam continuar nos cargos, teremos algumas mudanças de nomes, e queremos seguir os bons trabalhos. Temos uma equipe fantástica de mais de 40 colaboradores, mais de 3.200 associados, que representam em torno de 50% do empresariado de Toledo; temos tido respaldo junto aos nossos representantes políticos e da administração pública municipal, enfim, temos todas as condições de ter um excelente ano”, conclui.

A ex-presidente Solange Martins entende que a forma do estatuto da Acit seja o modelo certo de gestão, tendo em vista que um ano passa muito rápido. Conforme ela, a modificação no estatuto foi justamente para poder proporcionar dois anos para que o presidente pudesse iniciar um projeto e concluí-lo.
“Normalmente falamos que quando o presidente está preparado, pronto para governar, acaba seu mandato. A decisão do Flávio de se colocar à disposição é muito positiva. É uma pessoa fantástica, tem muita serenidade e a entidade necessita que seja assim, dada a sua importância. Creio que continuará fazendo um mandato tão bom quanto o primeiro”, enfatiza.

A assembleia geral ordinária da Acit será realizada no Salão Mafalda Eventos, na Rua XV de Novembro, em primeira convocação às 19h15 e em segunda convocação, às 19h30.