fbpx

ACIT conhece projeto da CIBiogas para produção de biogás em Toledo

15 de junho de 2023

A Diretoria Executiva da ACIT recebeu na quarta-feira (14) representantes da CIBiogas de Foz do Iguaçu, Compagas e RDP Petróleo, que estão elaborando um projeto comum para produção e comercialização de energias renováveis, especialmente de Biometano, na região Oeste do Paraná, tendo Toledo como ponto principal. Durante o encontro, o grupo compartilhou sua intenção de produzir biogás a partir dos dejetos de suínos, transformando o maior passivo ambiental da cidade em um ativo energético. Já há uma operação em caráter experimental em funcionamento no distrito de Linha Flórida, com coleta de dejetos de produtores daquela região.

Toledo é o maior produtor de suínos do país e segundo o diretor presidente da CIBiogás, Rafael González, precisa planejar o tratamento desses dejetos para continuar investindo na atividade, de forma a aumentar continuamente o alojamento de suínos e consequentemente a produção de proteína animal. “Essa característica de Toledo a transforma no local ideal para início de um grande projeto de produção, comercialização e consumo de Biometado, um combustível limpo, com baixíssimo impacto e aproveitamento de grande parte dos dejetos e carcaças de suínos”.

Rafael ressalta que o grupo está realizando uma série de visitas a empresas da cidade e a ACIT é a maior representante desses empresários. “O objetivo é transformar o potencial de Toledo em realidade, obtendo biometano por meio do refinamento e processamento do biogás, o qual poderá ser utilizado em indústrias, residências, aquecimento e diversas outras aplicações energéticas.”

Para a presidente da ACIT, Anaide Holzbach, a visita foi fundamental para que a diretoria pudesse compreender melhor o projeto. Ela destaca que esse projeto tem viabilidade para os produtores de suínos da região, por oferecer a destinação adequada dos resíduos, a possibilidade de redução de custos com energia e fertilizantes, além da descentralização na geração de energia. “Com o encontro, a ACIT demonstra seu interesse em aprofundar ainda mais o assunto e agendará uma nova reunião com o grupo para dar continuidade às discussões”, conclui.