ACIT comemora 55 anos com homenagens ao ex-presidente Claudenir Machado (gestão (2020-2022)

23 de novembro de 2022

Em 23 de novembro de 1967, por iniciativa de 33 empreendedores, foi fundada a Associação Comercial e Empresarial de Toledo – ACIT, com o objetivo de congregar e representar a classe empresarial do município. Ao longo de sua história, a entidade tem participado das articulações e ações de promoção do desenvolvimento de Toledo, da classe empresarial, e da comunidade em geral. Hoje, completando 55 anos, a ACIT se destaca pela sua representatividade, pioneirismo, sistema de gestão e pelas soluções e apoio ao empresariado, e é considerada referência entre as entidades do sistema associativista em todo o país.

Para comemorar a data, a ACIT reuniu em um café da manhã especial, diretoria, conselheiros, ex-presidentes e lideranças para homenagens à Claudenir Machado, que presidiu a Acit por duas gestões, entre março de 2020 a março de 2022. Ele recebeu das mãos da atual presidente, Anaide Holzbach de Araújo, Medalha de Mérito Empresarial, pelos serviços prestados à entidade e, além disso, teve a inserção do quadro com a sua fotografia na Galeria de Ex-presidentes.

Ao pronunciar-se Claudenir destacou que se sente muito honrado pela homenagem, que expressa o reconhecimento por sua contribuição à entidade. “Tive o prazer de fazer parte desta história por 17 anos, sendo dois como presidente. Um dos maiores desafios da minha vida, dada a responsabilidade histórica e o hall de ex-presidentes renomados que já passaram por esta entidade. Hoje sou grato pelo que aprendi com o associativismo. Conhecimento que carrego comigo sempre em prol do bem coletivo.”

Por sua vez, a atual presidente Anaide Holzbach enfatizou a importância de fazer o reconhecimento às pessoas que se dedicam à Acit e fazem com que ela alcance cada vez mais representatividade. “Um dia que fica marcado por tudo que a ACIT tem feito pelo município e em especial às micro e pequenas empresas associadas e a brilhante contribuição do ex-presidente Claudenir por toda dedicação, compromisso e honra à entidade nos últimos anos”, conclui.

Entre os ex-presidentes que prestigiaram o evento estavam Edésio Reichert, Joel Loh, Albino Corazza Neto, Walmor Lodi, Danilo Gass, Luiz Eduardo Guaraná, Alceu Dal Bosco, Marcos Destefeni, Claudenir Machado, Felipe Muraro, Mauro Bernhard, Edson Carollo e Flávio Furlan (atual presidente da Caciopar).