Acit comemora 47 anos com homenagens a ex-presidente

19 de novembro de 2014

Em evento que reuniu autoridades, ex-presidentes da entidade, lideranças empresariais, representantes de entidades da sociedade organizada, empresários e convidados, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) comemorou 47 anos de fundação, na manhã de quarta-feira (19).

A entidade foi fundada em 23 de novembro de 1967, por 33 sócios-fundadores e hoje possui mais de 2.800 associados, oferece cerca de 20 produtos e serviços, atua para apresentar soluções empresariais e representar a classe empresarial nas mais diversas áreas.

A comemoração marcou a homenagem ao ex-presidente Edson Carollo, que presidiu a entidade de março de 2013 a março de 2014, com a inserção de quadro na Galeria dos Ex-Presidentes. Ele também recebeu a Medalha Mérito Empresarial, em reconhecimento ao trabalho voluntário desempenhado na entidade.

Presente na solenidade, o prefeito de Toledo Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt destacou que a Acit interfere positivamente nas decisões da cidade e em muito momentos tem sido extremamente importante. "É uma instituição que tem respeito nacional, aponta soluções e diz pelos seus atos o quão é importante. A importância da Acit é incalculável e por isso estou aqui parabenizando a entidade pelos seus 47 anos", destacou.

Rainer Zielasko, ex-presidente da Acit e presidente da Faciap, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, igualmente parabenizou a entidade e seus diretores. Destacou que a Acit trabalha com base nos pilares da capacitação, sustentabilidade e desenvolvimento local e esta base foi aplicada durante a sua gestão na federação. "A entidade consegue movimentar tantas pessoas, com uma liderança tão grande e é isso que tentamos levar para nossa Federação e para as 294 associações que compõe o sistema, com esse jeito toledano de fazer o associativismo", disse.

Ressaltou a ainda a importância da união da comunidade e de suas entidades. "Se nos mantermos unidos e juntos usarmos essas duas maravilhosas ferramentas, o associativismo e o cooperativismo, podemos sim fazer o que Toledo faz, contribuir muito com o desenvolvimento da comunidade, permitir um ambiente melhor para nossas empresas, nossas famílias e para todas as pessoas. Tenho orgulho muito grande por ter passado por essa casa e estar aqui hoje com vocês, nesta homenagem ao Carollo", frisou Zielasko.

Honraria

Ao receber a homenagem, Carollo destacou que sempre se dedicou com muita vontade ao trabalho pela entidade, apoiado pela esposa Lori e por toda a família, e queria dividir a medalha com toda equipe que o acompanhou durante o ano, os diretores, conselheiros e colaboradores. "Este momento é muito emocionante para mim, mas quero dizer que o mérito é de todos, pois foi um trabalho feito em conjunto, a medalha é simbólica e vou guardar com muito carinho", diz.

Salientou também a importância do trabalho realizado por todos os ex-presidentes da entidade, que construíram uma forma diferenciada de trabalhar e fortalecer o associativismo e o cooperativismo. "Cada um a seu tempo fez um trabalho maravilhoso e em razão disso, existe certa ansiedade de cada novo presidente e o compromisso de fazer melhor. Contudo, a equipe de colaborares, a diretoria, nos dão tranquilidade para trabalhar, além do apoio que sempre tivemos de todas as entidades, do poder público executivo e legislativo", enfatizou.

Como mensagem final em sua fala na solenidade, disse que apesar deste momento difícil, no aspecto político e econômico, que o Brasil passa, as pessoas não podem perder o otimismo. "Por tudo que vemos na imprensa, falta de planejamento político e acima de tudo econômico, estamos passando dias difíceis. Mas vivemos em uma região próspera, de um povo trabalhador. Temos que continuar com nossa ‘pegada’, mostrar que conseguimos andar sem a interferência do que acontece, dos roubos, desvios, que nos deixa indignados, mas não podemos perder a esperança que vamos superar tudo isso."

O presidente da Acit, Luiz Eduardo Guaraná, destacou que é uma honra fazer parte da entidade, com a qual se identifica muito. "Faço parte dela desde 2001 e aprendi muito, tanto na vida empresarial, quanto pessoal. Creio que os pioneiros que chegaram aqui há 60 e poucos anos atrás tinham o DNA do associativismo, que foi se disseminando ao longo dos anos. Hoje somos um modelo de associativismo para a região e todo Paraná, graças as pessoas e presidentes que se sucederam na entidade, como toda a sua equipe, pois o presidente não faz nada sozinho. É com muito orgulho que agradeço ao Carollo pela sua dedicação e a todos que fizeram parte da história da Acit."

Entre os ex-presidentes da entidade presentes no evento estavam Felipe Muraro, Albino Corazza, Edmir Cesar Della Costa, Wolmir Ficagna, Ernesto Augusto Boetcher, Éder Carpiné, Mario César Costenaro, Alceu Dal Bosco, Calixipo de Paula Filho, Rainer Zielasko, Eduardo Della Costa, Edésio Reichert, Walmor Lodi e Felipe Muraro.

O evento reuniu inúmeras autoridades, entre elas, o presidente da Câmara Municipal, Adriano Remonti, os vereadores Sueli Guerra, Tita Furlan e Wilson André Silva, representantes da Subseção de Toledo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Sinvar, COMDET, Sebrae, entre outras lideranças. Antecedendo a cerimônia, a Orquestra de Câmara de Toledo apresentou alguns números musicais.