ACIT celebra 56 anos em evento que destaca sua influência e representatividade

23 de novembro de 2023

Em um evento solene que reuniu autoridades, ex-presidentes da entidade, lideranças empresariais, empresários e convidados, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) celebrou seu 56º aniversário na manhã de quinta-feira, 23 de novembro.

A Acit foi estabelecida em 23 de novembro de 1967, por 33 sócios-fundadores. Atualmente, a entidade conta com mais de 4.400 associados, oferecendo uma gama diversificada de aproximadamente 20 produtos e serviços. Sua atuação visa apresentar soluções empresariais e representar a classe empresarial em diversas áreas.

A presidente da Acit, Anaide Holzbach, destacou a significativa trajetória da entidade, salientando suas contribuições tanto no âmbito empresarial quanto no contexto cidadão. “A Acit tem papel ativo em questões relevantes para a cidade e região oeste do Paraná. Posso até dizer que sua história se entrelaça com os desafios do país.” Ao atingir a marca de 56 anos com 4.415 associados, a presidente expressou sua gratidão pela confiança das empresas, em sua maioria, micro e pequenas. “Reiteramos a missão da Acit de promover o desenvolvimento sustentável das empresas, estimulando o empreendedorismo e preservando princípios éticos e o exercício da cidadania.”

O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, reconheceu a destacada atuação da Acit ao longo de suas gestões, destacando as conquistas e a criação de elementos fundamentais para o empresariado e a comunidade local. Ele enfatizou a excelente relação institucional entre o poder público e a entidade, parabenizando a Associação Comercial por mais um aniversário e desejando uma longa e próspera continuidade.

Mario Costenaro, Diretor de Desenvolvimento Territorial da Caciopar e ex-presidente da Acit (2004/2005), ressaltou a singularidade da entidade. Ele destacou a participação contínua das pessoas na Acit, atribuindo essa constância ao protagonismo que a entidade proporciona aos seus membros. “Admirável a capacidade da Acit de manter-se unida, integrada, e de seguir uma metodologia estruturada, buscando o desenvolvimento das empresas, a geração de oportunidades, trabalho e renda.”

Costenaro salientou o diferenciado trabalho da Acit ao compreender os impactos das transformações e inovações tecnológicas, ressaltando a atenção da entidade para as mudanças na produção, consumo e relacionamento social. “A ACIT está extremamente atenta a essas dinâmicas, e sua organização contribui significativamente para o desenvolvimento econômico sustentável da cidade de Toledo”, conclui.

Além de Mario Costenado, o evento contou com a presença de ex-presidentes da Acit, como Walmor Francisco Lodi, Flavio Furlan, Marcos Destefeni e Claudenir Machado. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Beto Lunitti, a representante do Deputado Federal Welton Welter, Silvana Maria Mosena Conti, e o vereador Leoclides Bisognin, representando a Câmara Municipal.