Acit alerta sobre fraude do boleto

20 de agosto de 2019

Atenção Associado:

Tem ocorrido, em Toledo, casos de fraudes de boletos bancários, gerando prejuízos aos empresários. Geralmente as fraudes ocorrem de forma eletrônica no momento da impressão da segunda via, alterando apenas a linha digitável do boleto, permanecendo as demais características do documento.

Esse tipo de fraude utiliza-se de um “programa malicioso” (Bolware – vírus do boleto) instalado no computador do cliente, onde o criminoso consegue alterar os dados digitáveis de um boleto bancário (conta recebedora e o valor), fazendo com que a quantia seja transferida para a conta dele ou de um laranja.

Desta forma, a ACIT alerta seus associados para que tomem alguns cuidados na hora da emissão e pagamento dos boletos:

1. Primeiro, é essencial que o antivírus do seu computador esteja sempre atualizado. Caso precise imprimir uma via de boleto pela internet, evite imprimir em computadores que você não conhece;
  2. Evite clicar em links desconhecidos para geração de boleto, pois você pode estar sendo direcionado para uma página falsa com boleto adulterado;
  3. Confirme se o nome do cedente corresponde ao da empresa para a qual está efetuando o pagamento;
  4. Confira se os três primeiros números da linha digitável correspondem ao banco que emitiu o boleto;
  5. Verifique se o código de barras possui alguma falha que impeça a leitura automática, ou, se algum dado estiver inconsistente, entre em contato com o emitente;
  6. Antes de confirmar o pagamento, seja via internet banking ou no caixa eletrônico, verifique se os dados conferem com o boleto original.

Esteja atento e evite prejuízos!