Atenção: fraude do boleto falso

24 de abril de 2019

Tem ocorrido em Toledo casos de fraudes de boletos bancários, gerando prejuízos aos empresários. Geralmente as fraudes ocorrem de forma eletrônica no momento da impressão da segunda via, alterando apenas a linha digitável do boleto, permanecendo as demais características do documento. Esse tipo de fraude utiliza-se de um “programa malicioso” (Bolware – vírus do boleto) instalado no computador do cliente, onde o criminoso consegue alterar os dados digitáveis de um boleto bancário (conta recebedora e o valor), fazendo com que a quantia seja transferida para a conta dele ou de um laranja.

Desta forma, a ACIT alerta seus associados para que tomem alguns cuidados na hora da emissão e pagamento dos boletos:

1. Primeiro, é essencial que o antivírus do seu computador esteja sempre atualizado. Caso precise imprimir uma via de boleto pela internet, evite imprimir em computadores que você não conhece;
  2. Evite clicar em links desconhecidos para geração de boleto, pois você pode estar sendo direcionado para uma página falsa com boleto adulterado;
  3. Confirme se o nome do cedente corresponde ao da empresa para a qual está efetuando o pagamento;
  4. Confira se os três primeiros números da linha digitável correspondem ao banco que emitiu o boleto;
  5. Verifique se o código de barras possui alguma falha que impeça a leitura automática, ou, se algum dado estiver inconsistente, entre em contato com o emitente;
  6. Antes de confirmar o pagamento, seja via internet banking ou no caixa eletrônico, verifique se os dados conferem com o boleto original.

Esteja atento e evite prejuízos!