Aceleradora da Fiep é apresentada ao Iguassu Valley Toledo

23 de agosto de 2019

O lançamento da Aceleradora Sistema Fiep em Toledo, como funciona, como submeter um projeto para ser acelerado, vantagens e benefícios para o ecossistema de inovação foram os temas da reunião do Iguassu Valley Toledo, na manhã desta sexta-feira (23), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

As informações foram apresentadas pelo coordenador da Aceleradora da Unidade do Senai de Toledo, Alcides Sperotto. O lançamento em Toledo está programado para o dia 4 de setembro, às 9h30. “Temos metodologia bem desenvolvida no Paraná, com uma estrutura há sete anos no Campus da Indústria do Senai, em Curitiba. A ideia é replicar no interior do estado e Toledo foi uma das cidades escolhidas para receber esse ‘braço’ da aceleradora”, ressalta Alcides.

A proposta é fazer com que os ecossistemas regionais de inovação se desenvolvam cada vez mais por meio das parcerias colaborativas. Segundo Alcides, o negócio do Sistema Fiep hoje está também voltado para o setor Agro, por entender que a cadeia do agronegócio busca novas soluções. “A aceleradora terá uma temática voltada para o Agro, não que seja apenas para soluções para o agronegócio, mas a ideia é que essas startups tenham a quem buscar com expertise bem específicas no setor. Por isso, essa é uma das grandes frentes dessa Aceleradora”, explica o coordenador.

Será aberto edital para que os interessados possam se inscrever para se candidatar a serem uma das empresas aceleradas. “É importante que a empresa esteja preparada para vender o seu negócio. A ideia deverá ser apresentada a uma banca avaliadora, para que seja verificado o grau de maturidade do negócio e, estando de acordo, tendo o produto prototipado, será incubado para ser acelerado dentro da unidade do Senai em Toledo. Com isso, receberá mentorias para alavancar o negócio”, enfatiza Alcides.

Ecossistema de inovação

Para o coordenador do Iguassu Valley Toledo, Márcio Pinheiro, o encontro foi muito produtivo. “Nossa missão nessas primeiras reuniões após a constituição do grupo é mostrar a importância de um ecossistema de inovação desenvolvido, que tipo de componentes o constitui. Um deles são as aceleradoras, que vão dar tração para ideias de negócios já prototipados e prontos para o mercado. Conseguimos compartilhar com o grupo a importância desse trabalho que será realizado pela aceleradora do Sistema Fiep”, ressalta.

A agenda do próximo encontro, na sexta-feira (30), prevê a apresentação sobre a Câmara Técnica do Sistema Regional de Inovação (SRI), integrada ao Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), com a presença do consultor Alan Debus, do Sebrae. “Vamos tratar sobre a plataforma do SRI, criada com objetivo de agregar todas as demandas das grandes empresas do oeste do Paraná, para que organizações ou profissionais possam desenvolver soluções neste sentido”, comenta.

As reuniões do Iguassu Valley Toledo acontecem todas as sextas-feiras, das 8h às 9h, na Acit. “O foco é a inserção de novas tecnologias em diferentes áreas. Passamos a ser um grupo multidisciplinar e aberto, que não exige que os participantes sejam associados da Acit. Tivemos o aval e o apoio da entidade para a constituição desse movimento, que certamente trará bons frutos aos associados e empresários a médio e longo prazos”, conclui o coordenador.