Lideranças políticas e empresariais prestigiam o INOVAMEAT Toledo

1 de abril de 2022

A presidente da ACIT, Anaide Holzbach de Araújo, o ex-presidente, Claudenir Machado e demais autoridades locais, regionais e nacionais participaram da cerimônia de abertura do INOVAMEAT Toledo, no Centro de Eventos Ismael Sperafico na noite de quinta-feira (31).

O INOVAMEAT é um importante palco para promover conexões entre o ecossistema produtivo da proteína animal da América Latina.

Para o cerimonial, os participantes e autoridades reuniram-se em um espaço preparado especialmente para receber as palestras do evento.

Segundo a presidente da Acit, Anaide Holzbach de Araújo, o evento veio no momento certo e apresenta o potencial de Toledo ao Brasil. “Somos reconhecidos por ser campeão no Valor Bruto da Produção (VBP) e precisamos fazer jus a isso. Com o INOVAMEAT, mostramos inovação, tecnologia e transformação, agregando valor ao nosso município.”

Anaide agradece a importante participação do ex-presidente da Acit, Claudenir Machado e do representante da entidade na organização do evento, Gilberto Menoncin, além do Secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico na Prefeitura Municipal de Toledo, Diego Bonaldo. “Mérito total, além do Sindicato Rural e de todos os patrocinadores que agregaram ao evento. Assumo a presidência da Acit com o compromisso de tornar o INOVAMEAT parte da programação anual do município.”

Autoridades

A Gestora de projetos de promoção internacional da gastronomia e dos setores de aves, suínos, algodão e vinhos da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX Brasil, Rafaela Albuquerque comenta que atualmente o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, e quarto maior de carne suína. “Nosso país é destaque na produção de proteína animal e o INOVAMEAT é um importante evento que nos aproxima dos produtores e autoridades envolvidas na promoção internacional do agronegócio. Destaco o alto nível técnico das palestras e minicursos para que possamos entender a realidade do oeste do Paraná”, conta.

O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento – SEAB, Norberto Ortigara, menciona que o INOVAMEAT é um evento fundamental que reforça a importância do Paraná para o mundo. Evoluímos muito e de importadores passamos para exportadores. O Paraná abate 10 milhões de suínos por ano, e daqui 5 anos a previsão é 18 milhões por ano. Com orgulho o Paraná tornou-se o principal polo produtor de proteína animal do Brasil. Parabenizo em nome do governador Ratinho Junior esse debate e esse momento que Toledo proporciona para todos.”

O secretário adjunto da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Jairo Gund, parabeniza a organização do INOVAMEAT Toledo, com destaque ao setor de aquicultura. “A produção de pescados é uma produção sustentável. Para um quilo de carne bovina é sete quilos de ração e para um quilo de tilápia é um quilo e meio de ração. Segmento de maior rentabilidade e perspectiva de crescimento. Atualmente o Brasil é o quarto maior exportador de tilápia e temos chances de estar entre os maiores players desta atividade.”

A evento de abertura do INOVAMEAT Toledo contou ainda com a participação do prefeito de Toledo, Beto Lunitti, do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, do Secretário Municipal do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo, do presidente da Câmara de Vereadores de Toledo, Leoclides Bisognin, do ex-presidente da Acit, Claudenir Machado (2020-2021 / 2021-2022), do gerente da regional Oeste do Sebrae, Augusto Stein, da gerente executiva de Relações Governamentais e Institucionais em estados e municípios da BRF, Helena de Araújo, do presidente do Sistema FAEP/Senar, Àgide Meneguette, do chefe geral da Embrapa Gado de Corte da Campo Grande, Antônio Rosa, do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest) Everton Luiz Souza, do deputado Federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Sérgio Souza, entre outras autoridades.

Na programação do INOVAMEAT Toledo são mais de 50 palestras, minicursos e painéis com temas relacionados a suinocultura, avicultura, pecuária leiteira, piscicultura, desde a concepção genética, desafios dos criadores à mesa do consumidor; Rota gastronômica – Caminhos do queijo; Meat Taste – Feira gastronômica de culinária a base de Proteína Animal e o Mapa Conecta, que conectará startups, investidores e aceleradoras.

O evento segue nesta sexta-feira (01) e sábado (02) das 8h às 18h, no Centro de Eventos Ismael Sperafico.

No sábado o evento será aberto para visitação de forma gratuita.

Confira a programação completa pelo site https://inovameat.com.br/programacao

Realização: ACIT e Sindicato Rural de Toledo
Co-realização: FB Group Brasil.