Abertura de empresas: simplificação de processos é discutida em Toledo

15 de julho de 2014

Representantes de 35 escritórios de contabilidade e de entidades do segmento, integrantes da Secretaria Municipal da Fazenda, Vigilância Sanitária, Junta Comercial e Associação Comercial de Toledo participaram de reunião que discutiu os procedimentos de abertura de empresas no município, na terça-feira (15), na Acit.

A iniciativa é do Comitê Gestor de Toledo da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE). O objetivo é aproximar os órgãos e agentes responsáveis pelos procedimentos, tendo em vista a necessidade de desburocratizar e simplificar o processo.

"Ao trabalhar os aspectos da Lei Geral da MPE, percebemos a distância entre o que a administração pensa, as normas da Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros e a informação que chega aos contabilistas. Diante disso, a proposta é aproximar estes agentes, ter o diálogo e discutir o que pode ser feito para agilizar os processos de abertura de empresas", explica a agente de desenvolvimento da Lei Geral da MPE no município de Toledo, Fernanda Moreira.

Segundo ela, na reunião foram levantados alguns aspectos para serem encaminhados. "Começamos o processo de melhoria, tivemos alguns pontos levantados, que a princípio são fáceis de serem resolvidos, e acreditamos que avançaremos de forma positiva".

O Comitê Gestor também já estuda a elaboração de uma cartilha, que será um manual para o futuro empresário. "Deverá conter informações sobre que é preciso fazer para abrir uma empresa, quais são as exigências, e entendemos que isso vai facilitar em muito a iniciativa dos empreendedores", salienta Fernanda.

Integração

Para o contabilista e diretor do Sescap-PR, Leandro Ramos, a iniciativa de alinhar as ações é muito importante, tendo em vista a necessidade de diminuir a burocracia e os prazos para a abertura de empresas e outros procedimentos neste sentido. "É importante integrar os órgãos de forma que facilite o trabalho e que os contabilistas possam atender melhor os clientes, de forma efetiva", diz.

O resultado do encontro foi positivo. "Esta primeira reunião foi muito boa, vimos empenho de todos os envolvidos e na seqüência teremos outros encontros. Acreditamos que vai propiciar a integração e uma evolução." A expectativa é de que em breve seja agendada visita dos contabilistas e representantes dos escritórios na prefeitura, para conhecer o novo sistema tributário, implantado recentemente. O novo sistema possibilita consultas pela internet, o que facilita os procedimentos e consultas necessários nos trabalhos do dia a dia.

A reunião na Acit contou com a presença do vice-presidente da entidade, Danilo Gass, dos secretários municipais da Fazenda, Neuroci Frizzo, e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e turismo, Edemar Rockenbach, representantes da Vigilância Sanitária, integrantes da Junta Comercial, diretores da Acit, do Sescap-PR e Sincoeste, contabilistas e profissionais que atuam no setor contábil.

Comitê Gestor

Integram o Comitê Gestor Municipal da Lei Geral da MPE a Prefeitura, por meio de diversas Secretarias; Sebrae/PR; ACIT; o Sindicato do Comércio Varejista de Toledo; Sindicato da Indústria de Reparação de veículos e Acessórios de Toledo (Sindirepa); Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Toledo e região (Sincoeste); Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.