Comitiva de Alagoas conhece Escritório de Compra Toledo (ECT)

Mais de três mil quilômetros separam Toledo, no Oeste do Paraná, do estado de Alagoas, situado na região nordeste do país. Distância que não foi empecilho para a visita de uma comitiva do estado que faz divisa com Pernambuco à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), na quarta-feira (04). Agentes de Desenvolvimento de 26 municípios de Alagoas vieram conhecer o Escritório de Compra Toledo (ECT).

Os visitantes foram recepcionados pelo comitê gestor do ECT, que incluem integrantes da ACIT, Prefeitura Municipal e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Toledo.

Na ocasião a comitiva pôde explorar mais sobre o trabalho desenvolvido pelo programa, desde sua implantação, em 2014, forma e estratégia utilizada, que presta serviço de apoio, divulgação, fomento e incentivo à participação das micro e pequenas empresas da cidade nos processos de compras públicas e governamentais.

A gerente de Políticas Públicas do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca, revela que o encontro esclareceu diversas dúvidas. “Esse elo entre Sebrae, Prefeitura e Associação Comercial é o que estamos procurando. Temos a intenção de nos apropriar das boas práticas e se implantada, fará grande diferença em nossa região.”

A analista do Sebrae Alagoas, Tatiana Eigler Lima, ressalta que a visita técnica visa incentivar os agentes na transformação em seus municípios. “Viemos conhecer a realidade do programa para que os funcionários das prefeituras de nosso estado levem algo para suas realidades. Vimos o quanto Toledo está avançado, principalmente no controle do que está sendo feito, com dados e estatísticas concretas”, avalia.

Segundo o agente de desenvolvimento de Taquarana, Mário Douglas Santos, a visita à Acit é um motivo a mais pela busca de uma Associação Comercial no município. “Vimos mecanismos que funcionam e podem nos ajudar no processo de compras, caso haja a criação de uma associação. Em nossa região temos grande dificuldade em convencer os comerciantes dos benefícios de vender às prefeituras, porém eles tem receio e não participam das licitações públicas.”

Para o presidente da Acit, Flávio Furlan, a visita de comitivas evidenciam o sucesso do Escritório de Compra Toledo. “Essa troca de informações e experiências faz com que tenhamos esperança para momentos melhores. De fato, o ECT é um orgulho e exemplo do que temos feito para crescer, em termos de economia”, conclui.

GALERIA DE IMAGENS