2º Pig Data começa nesta quarta-feira com foco em tecnologia e inovação

8 de outubro de 2019

Começa nesta quarta-feira (09) a segunda edição do Pig Data, que deverá reunir o ecossistema de tecnologia e inovação da região Oeste do Paraná, no Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências, em Toledo.

O evento é organizado pela Iguassu-IT, tem como patrocinadores: Woop Sicredi, Biopark, Prati-Donaduzzi, Fomento Paraná, Appétit Delivery e Oesteline, com o apoio da Acit, além de outros parceiros e apoiadores.

A programação vai até sexta-feira (11) e prevê painéis e palestras com temática voltada à Inteligência Artificial, Agronegócio e Indústria 4.0, além de Hackathon, cursos, desafios de robôs e drones, e festival cosplay.

A abertura será na quarta-feira (09), com cerimonial às 19h, seguindo-se às 19h30 com painel sobre Inovação, Inteligência Artificial e negócios, com a participação de Antônio Carlos Navarro, da IBM, Paulo Almeida, gerente de Marketing do Biopark, e o diretor de Negócios e Desenvolvimento do Sicredi Progresso, Alexandre Franco.

Ainda na mesma noite será lançado o “Hackathon Desafio Pig Data”, com apresentação do cronograma e dos desafios. As equipes inscritas participarão de cursos ministrados pela IBM e pela Prati-Donaduzzi. As inscrições podem ser feitas no site www.pigdata.com.br, além de conferir a programação completa do evento.

Segundo dia

Para quinta-feira (10) estão programados os cursos de Arduino e de ChatBot, ambos com duas turmas, iniciando às 8h. Os mesmos cursos serão realizados também na sexta-feira (11), nos mesmos horários.

Ainda na quinta-feira (10), a partir das 14h, serão realizados cursos da IBM, demonstração de robôs e realização de desafios, além de batalha de robôs.
A partir das 18h terá início o painel Indústria 4.0, com José Augusto Pessatto Mondadori (Senai – Londrina), que apresentará o tema Indústria 4.0 na prática e Paulo Ricardo Braga (Prati Donaduzzi e Indústria 4.0 Brasil), com o tema Pessoas e a 4° revolução industrial.

Para às 18h30 está programada demonstração de robôs e realização de desafios, sob a responsabilidade do Senai, cursos IBM, a partir das 19h30. A agenda de quinta-feira terá ainda, às 20h, a palestra Indústria 4.0, com Marcelo Vasconcelos de Carvalho, da UTFPR (Ponta Grossa).

Terceiro dia

Na sexta-feira (11), além dos cursos do período da manhã, a partir das 14h serão realizadas as mentorias do Hackathon (com a IBM e Prati Donaduzzi) e palestra sobre os Avanços do Biopark, com Paulo Almeida; às 15h, desafio de drones, com o colégio Fundetec.

Às 18h terá início o painel Inovação Agro, com Carlos Alberto Schulze, da Schulze Inovação, que abordará sobre os Desafios na produção de alimentos, e Marcos Ferronato, da NetWord Agro, com o tema Agricultura de Precisão.

O Festival Cosplay, com desfile e premiação, está programado para 18h30. Logo mais, às 19h40 está prevista palestra sobre Agricultura digital, com Claudio Leones Bazzi, da UTFPR (Medianeira).

Também para última noite está programada a semifinal do Hackathon. Serão selecionados os finalistas que deverão apresentar os projetos no dia 18 de outubro, no evento de encerramento, com entrega das premiações, no encontro semanal do Iguassu Valley Toledo, na Acit, às 19h30.

Realização

O Pig Data – Convenção do Ecossistema de Inovação é organizado pela Iguassu-IT, tem como patrocinadores: Woop Sicredi, Biopark, Prati-Donaduzzi, Fomento Paraná, Appétit Delivery e Oesteline, e os parceiros Agência Tângelo, GH Filmes, Sebrae, E.tech Brasil, Iguassu Valley Toledo, além do apoio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e as instituições de ensino, Universidade Paranaense (Unipar), Centro Universitário FAG, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto (CEEP), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai e Sesi), Myse Sistemas, Orion Software, Maxicon Sistemas, Tecnoaliance Software, Junsoft Sistemas, Inside Sistemas, Tecsmart Sistemas.

Local do evento: Biopark – Rod. Estadual PR-182, Toledo