fbpx

Garantioeste amplia oportunidades de acesso ao crédito com novo convênio

28 de julho de 2015

 

Um novo convênio firmado pela Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste do Paraná (Garantioeste) ampliará as oportunidades de acesso ao crédito às micro e pequenas empresas e empreendedores individuais de Toledo e região. A cooperativa de crédito Sicredi Oeste passou a ser uma das instituições conveniadas que efetuará operações de liberação de crédito com as cartas de aval fornecidas pela SGC, ampliando potencialmente o número de beneficiados.

Até então, a SGC tinha como conveniados as cooperativas do Sicoob da região Oeste, incluindo Toledo, Assis Chateubriand, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Cascavel, além da Agência de Fomento do Paraná e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

A formalização do convênio pelos representantes das instituições foi realizada na segunda-feira (27), com a presença do presidente do Conselho de Administração do Sicredi Oeste, Círio Kunzler, acompanhado do diretor-executivo Inácio Cattani e do diretor de Operações, Alexandre Franco, do vice-presidente da Garantioeste, Augusto Sperotto, junto do conselheiro Edson Carollo. Também participaram do ato o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Danilo Gass, o gerente regional do Sebrae/PR, Orestes Hotz, e o consultor Adir Mattioni, o diretor executivo e o supervisor administrativo e comercial da Garantioeste, respectivamente, Odanir Guerra e Marco Rothe, bem como os gerentes das unidades do Sicredi em Toledo.

A adesão do Sicredi Oeste significa disponibilizar mais recursos financeiros tanto aos associados da SGC, como aos do Sicredi Oeste e da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), destacou o vice-presidente da Garantioeste, Augusto Sperotto. “É uma alavanca que beneficia os associados/cooperados, uma ferramenta para dispor de dinheiro a um custo mais barato aos empreendedores, para que possam ter mais competitividade e crescer”, enfatizou.

Para o presidente do Conselho de Administração do Sicredi Oeste, Círio Kunzler, a parceria neste projeto é pioneira e fundamental para atender aos cooperados. “A garantia da SGC e o crédito do Sicredi facilitarão principalmente ao micro e pequeno empreendedor para obterem financiamentos. Muitos têm mais dificuldades em se estabelecer e manter atividades. Com certeza, vai trazer bons frutos num futuro próximo”, disse.

Facilitar acesso
O presidente da Acit, Danilo Gass também ressalta que o mais importante é facilitar a vida do micro e pequeno empresário para acessar os financiamentos com taxas de juros reduzidas. “O grande segredo é a instituição financeira entender que este é um bom negócio para todos e sem risco para a instituição. Para a Acit, que foi uma das principais articuladoras da SGC, é recompensador ver o alcance dessa atuação, ter mais uma instituição parceira e ampliar o número de beneficiados”, avaliou.

Conforme o gerente regional do Sebrae/PR, Orestez Hotz, com a integração do Sicredi Oeste à Garantioeste se completa o ciclo do processo do sistema de garantias. “As cooperativas de crédito é que disponibilizam os recursos para os associados; a SGC facilita o processo com as garantias. Com isso, amplia-se significativamente a perspectiva de atendimento e disponibilização de crédito às micro e pequenas empresas do Oeste do Paraná.”

Ressalta ainda que para as cooperativas de crédito é importante que possam dimensionar com certa segurança o financiamento e com isso oferecer crédito mais barato. “É uma satisfação que o Sicredi se incorpore a esse grande movimento em prol do desenvolvimento das MPEs”, acrescentou Hotz.

Garantias ao crédito

A SGC é uma ferramenta importante para impulsionar o desenvolvimento regional e visa aproximar micro e pequenas empresas e empreendedores individuais das instituições financeiras. Funciona como avalista dessas empresas nas operações de crédito e atua também com o chamado crédito orientado aos empreendedores, por meio de assistência aos interessados em crédito empresarial, de forma que identifiquem se realmente precisam do empréstimo. Também é feito o acompanhamento das empresas para que usufruam adequadamente e evitando que o crédito se transforme em dívida.

Desde o início das operações, em março de 2011, até agora, a Garantioeste já forneceu 1.303 cartas de aval, que representam mais de R$ 25,5 milhões em garantias. Deste total, 78% foram destinadas a operações para capital de giro e o restante para linhas de investimento para os setores do comércio (76%), serviços (13%) e indústria (10%). O valor médio das operações é de R$ 32 mil, sendo que 71% dos beneficiados são microempresários, 27% são Empreendedores Individuais e 2% pequenas empresas.

Segundo o gerente regional do Sebrae/PR, a Garantioeste já é a garantidora de maior porte e em crédito disponibilizado no país. “Isso é resultado da seriedade e competência da SGC, do grande foco que as instituições parceiras deram a ela desde o início de sua implantação, capitaneada fortemente pelas associações comerciais de Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu, além do apoio do primeiro parceiro, o Sicoob Oeste, agora completado pelo Sicredi”, ressaltou Hotz.
A Garantioeste foi criada em projeto conjunto que reuniu o Sebrae Nacional, IDR-Oeste, as associações comerciais de Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu, a Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná) e a Faciap (Federação das Associações Comerciais do Paraná).